Eliseu respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. – II Reis 6:16
 
Em II Reis 6, Deus continua a executar grandes feitos através de Eliseu:
  • Para ampliar a Escola dos Profetas, os alunos resolvem cortar madeira junto ao Jordão. O machado de um deles cai no rio. Eliseu corta um pedaço de madeira, e lançando-o na água, faz com que o ferro flutue, recuperando assim o machado, que era emprestado (v.1-7);
  • O rei da Síria tramava com seus líderes, um ataque a Israel, mas Deus revelava esses planos à Eliseu, que informava ao rei de Israel, para não cair nas armadilhas. O rei sírio achou que havia um traidor entre eles, mas um dos oficiais informou que Eliseu, o profeta, revelava suas palavras ao rei de Israel (v.8-14);
  • Ben-Hadadei ordena que seu exército prenda Eliseu. Cercaram a cidade de Dotã, e o servo de Eliseu quando viu, ficou apavorado, mas Eliseu orou a Deus para que abrisse os olhos de seu servo e ele visse que o exército de Deus era maior e mais poderoso que o deles. Depois orou para que os soldados inimigos ficassem cegos, e os dirigiu até Samaria. Pede que Deus abra novamente os olhos deles. O rei de Israel quis aproveitar a situação para matar seus inimigos, mas Eliseu orientou que lhes dessem comida e os mandasse de volta para sua terra. O rei Jorão agiu dessa forma, e por um bom período não houve guerra entre as duas nações (v.15-23).
  • Em outra oportunidade, Ben-Hadade cerca Samaria, e o povo de Israel fica sem alimento, negociando até cabeça de jumento e esterco de pomba para comerem. Uma mãe aflita procura o rei para que interceda em seu favor, pois matou seu filho para terem o que comer, e agora que seria a vez de matar a criança de outra mulher, ela o escondeu. Isso deixou o rei indignado, e promete que mataria Eliseu, pois, aos seus olhos, ele era o causador dessa desgraça, e não dele por rejeitar ao Deus verdadeiro (v.24-33). 

Deus opera grandes milagres através daqueles que Lhe são fiéis. Eliseu se submetia a vontade de Deus, e se destacava diante dos olhos de todos, como um fiel servo do Senhor. Nós também precisamos ser uma referência para todos os que nos cercam.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA