Sentaram-se com ele no chão durante sete dias e sete noites. Não disseram nada, pois viram que o sofrimento de Jó era grande demais. Jó 2:13

Em Jó 2, “Certo dia, os anjos vieram outra vez à presença do Senhor, e Satanás veio com eles”. Aparentemente Deus fazia reuniões periódicas com seus filhos, os anjos. Satanás também participava. Deus o interroga, e logo fala o quanto Jó continua íntegro e fiel a Ele, “embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa”. Satanás lança um novo desafio à Deus para mais um teste com Jó. Agora “pele por pele”, “toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face”. Deus aceita, pois conhece o caráter de Jó, e estabelece um limite: “poupa-lhe a vida” (v.1-6).

Satanás sai da presença do SENHOR, e fere a Jó com “feridas terríveis, da sola do pé até ao alto da cabeça”. Não se sabe que doença era, mas fez com que Jó sentado em meio a cinzas, raspasse a pele com um caco de cerâmica. para aliviar a violenta coceira e talvez para remover a secreção e a crosta proveniente das erupções. Sua esposa, angustiada pelos problemas enormes que enfrentavam , incitada pelo inimigo, diz: “Ainda conserva a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre”. Eram as mesmas palavras  que Satanás usou para convencer Deus a permitir esse teste (v.8-9).

Jó respondeu: “Falas como qualquer doida”, não no sentido de insanidade mental, mas a insensibilidade moral e religiosa. Jó continuava integro no propósito de andar nos caminhos de Deus, mesmo diante dessa provação. “Temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?”, em tudo isso Jó não pecou com os seus lábios (v.10).

Mas os problemas ainda não terminariam, pois três de seus amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, ao saberem do que lhe havia acontecido, vieram “consolá-lo e animá-lo”. Quando o viram, mal o reconheceram. Choraram alto, rrasgarram seus mantos e jogaram terra por sobre a cabeça. Sentaram-se com ele e por sete dias e sete noite, nada disseram, pois viam que sua dor era muito grande (v.12-13).

Que exemplo o de Jó para todos nós. Que integridade. Deus conhece os limites de cada um de nós, e não permitira que sejamos tentados acima do que podemos suportar.

.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA