As multidões perguntavam: “O que devemos fazer?” João respondeu: “Se tiverem duas vestimentas, deem uma a quem não tem. Se tiverem comida, dividam com quem passa fome:. Lucas 3:10-11

Em Lucas 3, temos o inicio do ministério de João Batista, anunciando o arrependimento e o batismo como caminhos para a salvação. Jesus é batizado por João, e árvore genealógica de Jesus.

A pregação de João Batista (v.1-14):

Era o 15o ano do reinado do imperador Tibério César. Pôncio Pilatos era governador da Judeia; Herodes Antipas da Galileia; seu irmão Filipe da Itureia e Traconites; e Lisânias governava Abilene. Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes. Nesse ano, veio uma mensagem de Deus a João, filho de Zacarias, que vivia no deserto. João percorreu os arredores do rio Jordão, pregando o batismo como sinal de arrependimento para o perdão dos pecados. O profeta Isaías se referia a João quando escreveu em seu livro: “Ele é uma voz que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para a vinda do Senhor! Abram uma estrada para ele! Os vales serão aterrados, e os montes e as colinas, nivelados. As curvas serão endireitadas, e os lugares acidentados, aplanados. Então todos verão a salvação enviada por Deus’” (Isaías 40:3-5).

João dizia às multidões que vinham até ele para ser batizadas: “Raça de víboras! Quem os convenceu a fugir da ira que está por vir? Provem por suas ações que vocês se arrependeram. Não digam uns aos outros: ‘Estamos a salvo, pois somos filhos de Abraão’. Isso não significa nada, pois eu lhes digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo”.

As multidões perguntavam: “O que devemos fazer?”. João respondeu: “Se tiverem duas vestimentas, deem uma a quem não tem. Se tiverem comida, dividam com quem passa fome (Isaías 58:7)”. Cobradores de impostos também vinham para ser batizados e perguntavam: “Mestre, o que devemos fazer?”. Ele respondeu: “Não cobrem impostos além daquilo que é exigido”. “E nós?”, perguntaram alguns soldados. “O que devemos fazer?” João respondeu: “Não pratiquem extorsão nem façam acusações falsas (Êxodo 20:16). Contentem-se com seu salário”.

João dá testemunho de Jesus (v.15-20):

Todos esperavam que o Cristo viesse em breve, e estavam ansiosos para saber se João era ele. João respondeu às perguntas deles, dizendo: “Eu os batizo com água, mas em breve virá alguém mais poderoso que eu, alguém tão superior que não sou digno de desatar as correias de suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele já tem na mão a pá, e com ela separará a palha do trigo, a fim de limpar a área onde os cereais são debulhados. Juntará o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo que nunca se apaga”.

João usou muitas advertências semelhantes ao anunciar as boas-novas ao povo. João também criticou publicamente Herodes Antipas, o governador da Galileia, por ter se casado com Herodias, esposa de seu irmão, e por muitas outras maldades que havia cometido. A essas maldades Herodes acrescentou outra, mandando prender João.

O batismo de Jesus (v.21-22):

Certo dia, quando as multidões estavam sendo batizadas, Jesus também foi batizado. Enquanto ele orava, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como uma pomba. E uma voz do céu disse: “Você é meu filho amado, que me dá grande alegria”.

A genealogia de Jesus (v.23-38):

Jesus estava com cerca de trinta anos quando começou seu ministério. Jesus era conhecido como filho de José, filho de Eli. Eli era filho de Matate, filho de Levi. Levi era filho de Melqui, filho de Janai. Janai era filho de José, filho de Matatias. Matatias era filho de Amós, filho de Naum. Naum era filho de Esli, filho de Nagai. Nagai era filho de Maate, filho de Matatias. Matatias era filho de Semei, filho de Joseque. Joseque era filho de Jodá, filho de Joanã. Joanã era filho de Ressa, filho de Zorobabel (líder na reconstrução do templo de Jerusalém – Esdras 2::2; 3:8). Zorobabel era filho de Salatiel, filho de Neri.

Neri era filho de Melqui, filho de Adi. Adi era filho de Cosã, filho de Elmadã. Elmadã era filho de Er, filho de Josué. Josué era filho de Eliézer, filho de Jorim. Jorim era filho de Matate, filho de Levi. Levi era filho de Simeão, filho de Judá. Judá era filho de José, filho de Jonã. Jonã era filho de Eliaquim, filho de Meleá. Meleá era filho de Men, filho de Matatá. Matatá era filho de Natã, filho de Davi.

Davi era filho de Jessé, filho de Obede. Obede era filho de Boaz, filho de Salmom. Salmom era filho de Naassom, filho de Aminadabe. Aminadabe era filho de Admim, filho de Arni. Arni era filho de Esrom, filho de Perez. Perez era filho de Judá, filho de Jacó. Jacó era filho de Isaque, filho de Abraão. Abraão era filho de Terá, filho de Naor. Naor era filho de Serugue, filho de Ragaú. Ragaú era filho de Faleque, filho de Éber. Éber era filho de Salá, filho de Cainã. Cainã era filho de Arfaxade, filho de Sem. Sem era filho de Noé, filho de Lameque. Lameque era filho de Matusalém, filho de Enoque. Enoque era filho de Jarede, filho de Maalaleel. Maalaleel era filho de Cainã, filho de Enos. Enos era filho de Sete, filho de Adão, que era filho de Deus.

O ministério de João ocorreu em um período muito curto. Ele veio para preparar o caminho para Jesus, ele pregava nas proximidades do Jordão, para que as pessoas que se arrependessem já fossem batizadas, por imersão. Não tinha papas na língua, chamava o pecado pelo nome, sem medo das consequências. E ao repreender o pecado do governador da Galileia, Herodes, este mandou prendê-lo, e, posteriormente, executá-lo a pedido de Horidias, sua esposa, que na realidade, era primeiramente sua cunhada. Também fomos chamados para testemunhar do que Jesus fez por nós e em nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA