Os dias de nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos. Salmo 90:10

O Salmo 90 tem sido descrito como uma canção sobre o poder e o propósito de Deus, com tons que destacam a fragilidade e transitoriedade do ser humano. É um magnífico poema escrito sobre a fugacidade da vida humana, à luz da vívida fé do poeta na promessa de Deus. As pessoas e as nações podem mudar, envelhecer e morrer; mas Deus permanece inalterado, eterno em Sua majestade. Moisés é seu autor, pois a linguagem aqui é muito semelhante a que utilizou em Deuteronômio.

  • Deus, tu tens sido nosso refúgio desde sempre. Muito antes de as montanhas terem nascido, e de trazeres a própria terra à existência, de eternidade a eternidade, Tu és Deus (v.1-2);
  • Não nos faça voltar ao barro, dizendo: “Voltem para o lugar de onde vieram!”. Tens em tuas mãos todo o tempo do mundo – mil anos ou um dia não fazem diferença para ti. Não passamos de um sonho, uma névoa, não mais que uma folha de grama que floresce gloriosamente como o nascer do sol e é cortada sem hesitação. Tua ira é grande demais para nós; nada podemos contra o teu furor (v.3-7);
  • Tens anotado em teus livros todos os nossos pecados, desde que éramos crianças. E só o que nos resta é nos submetermos a ti, pois a vida não passa de um sopro! Vivemos setenta anos e com sorte chegamos aos oitenta. E o resultado? Só problemas. Trabalho e esforço e uma lápide no cemitério. Quem conhece o poder da tua ira? Tanto furor contra os que te temem? (v. 8-11);
  • Ensina-nos a aproveitar a vida! A viver bem e sabiamente! Volta-te para nós! Até quando teremos de esperar? Trata teus servos com bondade. Surpreende-nos com teu amor ao amanhecer, então saltaremos e dançaremos durante o dia todo. Compensa os tempos desfavoráveis com uma vida boa, pois temos visto maldade durante toda a nossa existência. Que teus servos vejam teus feitos outra vez; que nossos filhos vejam a tua glória! Que o amor do Senhor, o nosso Deus, esteja sobre nós, e confirme o trabalho que fazemos! Sim,faze prosperar nossos esforços! (v.12-17).

Quando virmos a formosura do caráter de Deus, seremos transfigurados por Sua graça, ela estará sobre nós. Oremos a Deus para que as tarefas simples da vida diária, bem como os deveres profissionais para a manutenção de nossa vida, estejam sempre de acordo com a Sua vontade, e que sejamos abençoados.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA