Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês, que estão acostumados a praticar o mal. Jeremias 13:23

Em Jeremias 13 o profeta mostra no símbolo de um cinto de linho escondido no Eufrates, que Deus prefigura a destruição de Seu povo. De acordo com a parábola dos jarros cheios de vinho, o Senhor prediz a embriaguez deles na miséria, e os exorta para que os juízos vindouros sejam evitados, mostrando que suas abominações são a causa do juízo.

O cinto de linho de Jeremias (v.1-11):
Assim me disse o Senhor: “Vá comprar um cinto de linho e ponha-o em volta da cintura, mas não o lave”. Comprei um cinto e o pus em volta da cintura, como o Senhor me havia instruído. O Senhor me dirigiu a palavra pela segunda vez, dizendo: “Pegue o cinto que você comprou e está usando, vá agora a Perate (Eufrates) e esconda-o ali numa fenda da rocha”.  Assim, fui e o escondi em Perate, conforme o Senhor me havia ordenado.
Depois de muitos dias, o Senhor me disse: “Vá agora a Perate e pegue o cinto que lhe ordenei que escondesse ali”. Então fui, desenterrei o cinto e o tirei dali. O cinto estava podre e se tornara completamente inútil. E o Senhor dirigiu-me a palavra, dizen­do: Assim diz o Senhor: “Do mesmo modo também arruinarei o orgulho de Judá e o orgu­lho desmedido de Jerusalém. Este povo ímpio, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza de seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completa­mente inútil! Assim como um cinto se apega à cintura de um homem, da mesma forma fiz com que toda a comunidade de Israel e de Judá se apegasse a mim, para que fosse o meu povo para o meu renome, louvor e honra. Mas eles não me ouviram”, declara o Senhor.
O jarro quebrado (v.12-14):
Diga-lhes também: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: “Que todas as suas vasilhas fiquem cheias de vinho”, e eles responderão: “Será que não sabemos que se deve encher de vinho toda vasilha?” Então você lhes dirá: Assim diz o Senhor: “Farei com que fiquem totalmente embria­gados todos os habitantes desta terra: os reis que se assentam no trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém.  Eu os despedaçarei, colocando uns contra os outros, tanto os pais como os filhos. Não deixarei que minha piedade, nem a minha misericórdia, nem a minha compaixão me impeçam de destruí-los.”
Advertência a respeito do orgulho (v.15-27):
Escutem e dêem atenção, não sejam arrogantes, pois o Senhor falou. Dêem glória ao Senhor seu Deus, antes que ele traga trevas, antes que os pés de vocês tropecem nas colinas ao escurecer. Vocês esperam a luz, mas ele fará dela uma escuridão profunda; sim, ele a transformará em densas trevas. Mas, se vocês não ouvirem, eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro (o choro de Jeremias).
Diga-se ao rei (Joaquim ou Jeconias) e à rainha-mãe (Neústa): “Desçam do trono, pois as suas coroas gloriosas caíram de sua cabeça”. As cidades do Neguebe estão bloqueadas com seus portões fechados, e não há quem nelas consiga entrar. Todo o Judá foi levado para o exílio, todos foram exilados. 
Abra os olhos, Jerusalém, e veja aqueles que vêm do norte. Onde está o rebanho que lhe foi confiado, as ovelhas (povo de Judá) das quais você se orgulhava? O que você dirá quando sobre você dominarem aqueles que você sempre teve como aliados? Você não irá sentir dores como as de uma mulher em trabalho de parto? E se você se perguntar: “Por que aconteceu isso comigo?”, saiba que foi por causa dos seus muitos pecados que as suas vestes foram arrancadas e você foi violentada.
“Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, pois estão acostumados a praticar o mal.  Espalharei vocês como a palha levada pelo vento do deserto. Esta é a sua parte, a porção que lhe determinei”, declara o Senhor, “porque você se esqueceu de mim e confiou em deuses falsos. Eu mesmo levantarei as suas vestes até o seu rosto para que as suas vergonhas sejam expostas. Tenho visto os seus atos repugnantes, os seus adultérios, os seus desejos não reprimidos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos. Que aflição a espera, Jerusalém! Quando você se purificará?”

Judá se orgulhava de possuir em seu território o Templo do Senhor, achando que isso, por si só, seria o suficiente para que outras nações não derrotassem o povo do Senhor. Mas a idolatria, a soberba, o orgulho prepotente e arrogante da nação, fizeram com que Deus tomasse a atitude de permitir que uma nação estrangeira levasse o Seu povo para o cativeiro. Deus permite que os problemas venham para que nós tenhamos a oportunidade de buscar em Deus a vitória.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA