“Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre” (Salmo 131:3).

O povo de Israel retornava do exílio. Muitos anos já haviam se passado desde que fora arrancado do seu lar. Mas Deus sempre cumpre Suas promessas, e agora o povo estava de volta a Jerusalém. Ao longo do caminho, os israelitas cantavam salmos. Essa era uma maneira de diminuir a ansiedade de chegar em casa. Se você estiver triste ou ansioso, cante.

Existem quinze salmos graduais. São chamados assim porque eram cantados gradualmente, enquanto o povo se aproximava da terra de seus pais. O salmo de hoje é um deles. Os que retornavam não eram mais os que partiram. Gerações tinham se passado, mas a esperança do retorno não havia se apagado no coração deles.

No salmo de hoje, Davi aconselha os filhos de Deus a esperar. “Espera, ó Israel, no Senhor”, disse ele. Ele sabia do que estava falando. Um dos segredos das grandes vitórias que o Senhor lhe concedera havia sido “esperar”.

Quando Samuel o ungiu como o novo rei de Israel, não lhe entregou nem a coroa nem o cetro. Ele teve que esperar. Havia um rei ambicioso que não queria reconhecer que Deus passara o reinado para as mãos de um jovem. Davi foi perseguido. Fugiu para as montanhas. Andou errante. Mas soube esperar, e o dia da justiça chegou. Deus sempre cumpre as Suas promessas.

Anos mais tarde, enquanto os filhos de Israel retornavam do exílio, errantes pelo deserto, com os pés cansados, sentindo como se a cidade estivesse cada vez mais distante, eles cantavam: “Espera, ó Israel, no Senhor”.

Há quanto tempo você está esperando alcançar suas metas? Sente que nunca chegará ao porto desejado dos seus sonhos? Que promessa divina ainda não se cumpriu em sua vida?

Hoje é um dia para levantar a cabeça, sacudir a poeira dos pés, olhar para cima e saber que o Deus de Davi e de Israel é também o seu Deus. Com eles, a promessa foi cumprida. Um dia, entraram na terra dos sonhos. Com você, não será menos do que isso.

Portanto, não desanime. As circunstâncias que o rodeiam podem ser as mais difíceis e você pode estar sentindo que não tem mais forças, mas diga para si mesmo: “Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre”. – Alejandro Bullon, Janelas para a vida, MM 2007

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA