Não mais ensinem doutrinas falsas, e que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. 1 Timóteo 1:3, 4, NVI

Deus nos confiou uma mensagem cristocêntrica especial a ser proclamada para um mundo pecador que se aproxima de sua destruição iminente. Enquanto isso, o diabo usa todos os meios possíveis para nos envolver em especulações periféricas, a fim de nos distrair do cerne da mensagem e do cumprimento de nossa missão evangelística. Dentre essas distrações se encontram as especulações sobre quem será o “último” papa.

Diversos indivíduos construíram cenários proféticos criativos em torno do papa João Paulo II, que permaneceu por 26 anos (1978-2005). Alguns sugeriram que ele acabaria abdicando, outro papa assumiria o Vaticano por um curto período e então João Paulo II reassumiria a função como o último papa. Mas essa especulação não se cumpriu conforme o esperado, pois João Paulo II continuou a ser papa até sua morte no dia 2 de abril de 2005. Em vez de reconhecer o erro, alguns desses indivíduos sugeriram novas especulações.

Esse é apenas um exemplo dentre muitas outras especulações sofisticadas que já foram sugeridas ao longo dos anos. Gerhard F. Hasel alertou: “Na esfera das profecias não cumpridas, sempre se corre o risco de o intérprete fazer especulações ou sutilmente transformar ele próprio em profeta.” A advertência de Jesus contra os falsos profetas (Mt 24:24) se refere primariamente a profetas autoinstituídos, ou seja, não enviados por Deus. Por extensão, pode se referir também àqueles que distorcem o significado das profecias bíblicas, impondo as próprias interpretações artificiais ou ignorando partes de seu conteúdo (Ap 22:18, 19).

Não espanta que Paulo tenha nos aconselhado a evitar “discussões” ou “controvérsias” que nos distraiam do avanço da obra de Deus (1Tm 1:4).

Em vez de desperdiçar nosso tempo com especulações que causam divisão, permaneçamos com a mensagem profética bem consolidada da Bíblia e com seu poder iluminador!          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA