Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. Provérbios 16:3

A confiança é vital.  Todos os dias em todos os lugares, por todos os motivos confiamos em alguém.  Desde que nos levantamos pela manhã, até a hora de deitar pela noite, o exercício da confiança é quase ininterrupto.  Abrimos a torneira confiando que haverá água, pegamos o ônibus confiando que o motorista nos levará ao lugar certo, tomamos o telefone confiando que haverá linha.

Às vezes nos frustramos.  As pessoas falham. As coisas não funcionam. Até pessoas  queridas e próximas de nós podem desapontar-nos querendo, ou sem querer.  Nós mesmos nos surpreendemos com as próprias atitudes.  “Eu não confio em mim”, me dizia outro dia um homem angustiado.

O texto de hoje nos leva a depositar a confiança em alguém que não falha.  “Confia no Senhor” aconselha Salomão.  Às vezes, observando a sabedoria humana, me pergunto se o homem confia mais na tecnologia, na ciência e na razão do que em Deus. Quando vejo a criatura brincando de ser Deus querendo definir o que é certo ou errado, me questiono se o conselho de Salomão já não ficou obsoleto, mas, quando ouço a histórias de vidas destruídas causa da teimosia e espírito de independência humana, vejo que o conselho bíblico é mais atual do que nunca.

No texto de hoje se enfatiza outro pensamento.  O fato de confiar em Deus não dispensa a iniciativa nem o esforço humano.  O texto fala de obras e desígnios.  Esta é uma referência  aos planos e ações.  Nada funciona sem planejamento e ação.  Mas, ambos, carecem de valor se não estão depositados nas mãos de Deus.  O verbo confiar no texto de hoje, no original é gol, que significa desenrolar, como se você desenrolasse um projeto arquitetônico diante de alguém.

A mensagem é, abra o rolo de seus planos diante de Deus, consulte com Ele, peça a Sua opinião.  O êxito sempre está relacionado com a ação.  Pessoas que consultam seus planos com Deus, sempre avançam, podem, limitados por sua humanidade cometer erros, mas, não desistem, confiando que o mesmo Deus que os ajudou a planejar os ajudará a chegar ao fim da jornada.

O que você precisa hoje depositar nas mãos de Deus?  Está seguro que o que vai fazer, ou a decisão que vai tomar já foi consultada com Ele?  “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”. – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA