Então o Senhor me disse: “É mentira o que os profetas estão profetizando em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profeti­zando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes”            Jeremias 14:14

Em Jeremias 14, o profeta anuncia a grave fome em Judá, e ora pela nação. Mas o Senhor não ouvirá o povo. Não há desculpas para os profetas mentirosos que anunciam um tempo bom que não existirá. Jeremias é movido a lamentar por eles, mas Deus avisa que será em vão.

O Senhor anuncia seca terrível em Judá (v.1-6):
Esta é a palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias acerca da seca: Judá pranteia; as suas cidades estão definhando e os seus habitantes se lamentam, prostrados no chão! O grito de Jerusalém sobe. Os nobres mandam os seus servos à procura de água; eles vão às cisternas mas nada encontram. Voltam com os potes vazios, e, decepcionados e desesperados, cobrem a cabeça (sinal de luto). A terra nada produziu, porque não houve chuva; e os lavradores, decepcionados, cobrem a cabeça. Até mesmo a corça no campo abandona a cria recém-nascida, porque não há capim. Os jumentos selvagens permanecem nos altos, farejando o vento como os chacais, mas a sua visão falha, por falta de pastagem.
Jeremias intercede pelo povo (v.7-9):
Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti. Ó Esperança de Israel, tu que nos salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite? Por que ages como um homem que foi pego de surpresa, como um guerreiro que não pode salvar? Tu estás em nosso meio, ó Senhor, e nós pertencemos a ti; não nos abandones!
Deus responde (v.10-12):
Assim diz o Senhor: “Vocês gostam de vaguear longe de mim, preferem suas transgressões; não controlam os pés. Por isso não me agradarei mais de vocês.; agora me lembrarei de toda a sua perversidade e os castigarei por seus pecados.
Então o Senhor me disse: Não ore pelo bem-estar deste povo. Ainda que jejuem, não escutarei o clamor deles; ainda que ofere­çam holocaustos e ofertas de cereal, não os aceitarei, pois isso é mera formalidade, é tarde demais. Mas eu os destruirei pela guerra, pela fome e pela peste.
Os falsos profetas (v.13-18):
Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor, os profetas (falsos) estão dizendo a eles: “Vocês não verão a guerra nem a fome; eu lhes darei prosperidade duradoura neste lugar”.
Então o Senhor me disse: “Esses profetas contam mentiras em meu nome. Eu não os enviei nem lhes dei ordem nenhuma, nem falei com eles. Eles estão profeti­zando para vocês falsas visões, adivinhações inúteis e ilusões de suas próprias mentes”. Por isso, assim diz o Senhor: Quanto aos profetas que estão profetizando em meu nome, embora eu não os tenha enviado, e que dizem: “Nem guerra nem fome alcançarão esta terra”, aqueles mesmos profetas perecerão pela guerra e pela fome!
E aqueles a quem estão profetizando serão jogados nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da guerra. E não restará ninguém para sepultá-los, nem para suas famílias. Despejarei sobre eles o castigo que merecem. Diga-lhes isto: Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar; pois a minha filha virgem (Judá), o meu povo precioso, sofreu um ferimento terrível, um golpe fatal. Se vou para o campo, vejo os que morreram à espada; se entro na cidade, vejo a devastação da fome. Os profetas e os sacerdotes percorrem a terra sem nada compreender.
Oração por cura (v.19-22):
Rejeitaste Judá completamente? Desprezaste Sião? Por que nos feriste a ponto de não podermos ser curados? Esperávamos a paz, mas não veio bem algum; esperávamos um tempo de cura, mas há somente terror. Senhor, reconhecemos a nossa impiedade e a iniquidade dos nossos pais; temos de fato pecado contra ti. Por amor do teu nome não nos desprezes; não desonres o teu trono glorioso. Lembra-te da tua aliança conosco e não a quebres. Entre os ídolos inúteis das nações, existe algum que possa trazer chuva? Podem os céus, por si mesmos, produzir chuvas copiosas? Somente tu o podes, Senhor, nosso Deus! Portanto, a nossa esperança está em ti, pois tu fazes todas essas coisas.

A que ponto chegou Judá. Amaram mais aos seus ídolos do que a Deus. Agora viria uma grande seca, e até os animais não encontrariam pastagens, abandonariam suas próprias crias. E o povo continuava rebelde, e gostavam de ouvir os falsos profetas que prediziam tempo bom, sem espada, sem fome. Mas, tanto para os falsos profetas e o povo, era exatamente isso que os aguardavam. Deus avisa a Jeremias para não interceder pelo povo. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a nunca nos afastarmos dEle.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA