Dizia ele à multidão: Quando vocês veem uma nuvem se levantando no ocidente, logo dizem: “Vai chover”, e assim acontece. E quando sopra o vento sul, vocês dizem: “Vai fazer calor”, e assim ocorre. Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente?    Lucas 12:54-56, NVI

Durante o ministério terreno de Jesus, as previsões do tempo e de temperatura eram baseadas, em grande medida, na observação das nuvens e dos ventos. Diversas técnicas meteorológicas novas tornaram as previsões globais do clima muito mais precisas e confiáveis. Por exemplo, em 3 de abril de 1995, um satélite em órbita terrestre baixa (MicroLab 1), carregando um receptor com GPS do tamanho de um laptop, foi lançado em órbita circular a cerca de 750 quilômetros de altitude. Dessa maneira, as camadas atmosféricas poderiam ser monitoradas sucessivamente por ondas de rádio, obtendo importantes dados de temperatura, pressão e vapor de água.

Em Lucas 12:54 a 56, Jesus culpou a multidão por predizer acertadamente o clima e a temperatura, mas, ao mesmo tempo, ignorar o significado do próprio “tempo presente”. Quando Cristo perguntou a Seus discípulos quem as pessoas diziam que Ele era, a resposta dos doze foi: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas” (Mt 16:14). Em outras palavras, as pessoas não conseguiam perceber que, com Jesus, a era messiânica havia chegado. Elas ignoravam a natureza de Seu reino (Jo 18:36).

De maneira semelhante, nossa geração possui sistemas meteorológicos sofisticados, mas não discerne os sinais de nosso tempo. Alguns escarnecedores dizem: “Onde está a promessa da Sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2Pe 3:4). Entretanto, seria possível, mesmo em nossas fileiras, encontrar alguns adventistas “anfíbios pecilotérmicos”? Ou seja, por serem “pecilotérmicos” (de sangue frio), não têm uma percepção clara da temperatura; e por serem “anfíbios”, tentam aproveitar ao mesmo tempo a igreja e o mundo.

Estamos nos aproximando rapidamente da estação tempestuosa do fim dos tempos, e logo Cristo aparecerá nas nuvens do céu. Que o Senhor abra nossos olhos para os sinais dos tempos e para os dias solenes nos quais vivemos!                                                   Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA