Assentava-se o mar sobre doze bois; três olhavam para o norte, três para o ocidente, três para o sul, e três para o oriente; o mar apoiava-se sobre eles, cujas partes posteriores convergiam para dentro.            II Crônicas 4:4

II Crônicas 4 trata da mobília, dos vasos e dos utensílios do templo feitos conforme orientação de Salomão, seguindo o projeto que Deus apresentara a seu pai Davi. O tanque que os sacerdotes utilizavam para se lavarem, era conhecido como Mar. Era um lavatório gigantesco, todo feito em bronze polido. Tinha 4,5 m. de uma borda a outra, 2,25 m. de profundidade e 13,5 m. de circunferência. Sua capacidade era de 60.000 litros de água. Ele ficava apoiado sobre 12 touros, todos voltados para fora: 3 para o norte, 3 para o oeste, 3 para o sul e 3 para o leste. As paredes do tanque tinham 0,08 m. de espessura (v. 1-5).

Além do mar de fundição, também foram feitos um altar de bronze de 9 m. de comprimento, 9 m. de largura e 4,5 m. de altura. Ele ficava localizado no pátio, diante do templo. Outros utensílios para o desenvolvimento dos trabalhos no santuário também foram providenciados: 10 candeeiros, 10 pias, 10 mesas, 100 bacias de ouro, panelas, pás, todos feitos por Hurão-Abi, artesão enviado pelo rei Hirão, de Tiro (v.6-16)..

Salomão ordenou que todos esses objetos fossem fundidos em moldes de barro no vale do Jordão. A quantidade de bronze utilizada foi tão grande que seu peso não pode ser medido (v.17-18).

No tabernáculo feito por Moisés, existia apenas uma mesa para os pãoes da proposição e um candelabro. Já no de Salomão, foram feitas 10 mesas e 10 candelabros, todos de ouro. (v.19-22).

Salomão acompanhava cada detalhe do que estava sendo feito, para que tudo saísse conforme o Senhor orientara a Davi. Tudo feito com ordem e com zelo. Isso durou até que tudo estava pronto para a dedicação do templo. O zelo de Salomão deve ser copiado por cada um de nós, para que tudo seja feito da melhor maneira para o Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA