Então disse o Senhor: “Provarei meu povo com este prumo. Não fecharei amis os olhos para o que fazem.” Amós 7:8

Em Amós 7, o Senhor apresenta visões a Amós sobre o destino de Israel, e o profeta intercede pelo povo, mas é acusado falsamente pelo sacerdote Amazias. Amós profetiza diretamente ao rei, apesar de assumir que não era profeta, mas apensa um boiadeiro e colhedor de figos.

Visão dos gafanhotos (v.1-3):
Foi isto que o Senhor Soberano me mostrou numa visão: ele se preparava para enviar sobre a terra um exército de gafanhotos. Isso foi depois que a porção do rei havia sido colhida dos campos, quando brotava a colheita principal. Em minha visão, os gafanhotos comeram todas as plantas da terra. Então eu disse: “Ó Senhor Soberano, perdoa-nos! Do contrário, não sobreviveremos, pois Israel é muito pequeno”.
Então o Senhor voltou atrás e disse: “O que você viu não acontecerá”.
Visão do fogo (v. 4-6):
Então o Senhor me mostrou em outra visão, que ele se preparava para castigar seu povo com um grande fogo, que consumira as profundezas do mar e devorava toda a terra. Então eu disse: “Ó Senhor, imploro-te que pares. Do contrário, não sobreviveremos, pois Israel é muito pequeno”. Então o Senhor voltou atrás e disse: “Isso também não acontecerá”.
Visão do prumo (v.7-9):
Em outra visão, o Senhor estava em pé, junto a um muro que havia sido construído usando-se um prumo, e segurava o prumo em sua mão. O Senhor me perguntou: “Amós, o que você vê?”. Respondi: “Um prumo”. Então o Senhor disse: “Provarei meu povo com este prumo. Não fecharei mais os olhos para o que fazem. Os santuários idólatras de seus antepassados ficarão em ruínas, e os lugares de adoração de Israel serão destruídos; trarei a espada contra a dinastia de Jeroboão”.
Amazias acusa Amós (v.10-17):
Então Amazias, sacerdote de Betel, enviou uma mensagem ao rei Jeroboão: “Amós conspira contra o rei aqui mesmo, no meio do povo, falando coisas intoleráveis! Assim diz ele: ‘Em breve Jeroboão será morto pela espada, e o povo de Israel será enviado para o exílio’”.
Então Amazias ordenou a Amós: “Vá embora daqui, profeta! Volte para a terra de Judá e ganhe a vida profetizando ali! Não nos incomode com suas profecias aqui em Betel. Este é o santuário do rei e o lugar de adoração de todo o reino!”.
Amós respondeu: “Não sou profeta e nunca fui treinado para o ser. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de figos. Mas o Senhor me tirou de junto de meu rebanho e disse: ‘Vá e profetize a meu povo, Israel’.
Agora, portanto, ouça esta mensagem do Senhor: “Você diz: ‘Não profetize contra Israel; pare de pregar contra meu povo’. Mas assim diz o Senhor: ‘Sua esposa se tornará prostituta nesta cidade, e seus filhos e filhas serão mortos pela espada. Sua terra será dividida, e você morrerá em terra estrangeira. E o povo de Israel certamente será levado para o exílio, para longe de sua terra natal’”.

Apesar de Amós interceder junto a Deus para que não destrua Israel, foi acusado de traição e hostilizado pelo “sacerdote” Amazias. Amós estava apenas cumprindo as ordens de Deus, e não se intimidou diante da atitude do sacerdote. Nos tempos finais também passaremos por falsas acusações, de sermos os responsáveis pelo mal que afligirá a terra, mas devemos permanecer firmes ao lado do Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA