Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus ante­passados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes. – Jeremias 19:4

Em Jeremias 19 com o símbolo da quebra de um vaso do oleiro, é predita a desolação dos judeus por causa de seus pecados.

A compra do vaso (v.1-6):
Assim diz o Senhor: Vá comprar um vaso de barro de um oleiro. Leve com você alguns líderes do povo e alguns sacerdotes e vá em direção ao vale de Ben-Hinom (filho de Hinom), perto da entrada da porta dos Cacos (porta do Oleiro). Proclame ali as palavras que eu lhe disser.  Diga: “Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Sobre este lugar trarei desgraça tal que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.
Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, oferecendo sacrifícios a deuses estranhos, que nem eles nem seus ante­passados nem os reis de Judá conheceram; e encheram este lugar com o sangue de inocentes (crianças). Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que nunca ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente. Por isso, certamente vêm os dias”, declara o Senhor, “em que não mais chamarão este lugar Tofete ou vale de Ben-Hinom, mas vale da Matança.
O destino de Judá (v.7-9):
Esvaziarei neste lugar os planos de Judá e de Jerusalém: eu os farei morrer à espada perante os seus inimigos, pelas mãos daqueles que os perseguem; e darei os seus cadáveres como comida para as aves e os anima­is. Farei com que esta cidade fique deserta e seja tema de zombaria. Todos os que por ela passa­rem ficarão chocados e zombarão de todos os seus ferimentos. Eu farei com que comam a carne dos seus filhos e das suas filhas; e cada um comerá a carne do seu próximo, por causa do sofrimento que os inimigos que procuram tirar-lhes a vida lhes infligirão durante o cerco.
Jeremias quebra o vaso (v.10-15):
Depois quebre o vaso de barroa vista desses homens e diga-lhes: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Como se quebra um vaso de oleiro, que não pode ser mais restaurado, quebrarei este povo e esta cidade, e os mortos em Tofete serão sepultados até que não haja mais lugar. Assim farei a este lugar e aos seus habitantes”, declara o Senhor, “tornarei esta cidade como Tofete. As casas de Jerusalém e os palácios reais de Judá serão profanados, como este lugar de Tofete: todas as casas em que vocês queimaram incenso nos terraços para adorar as estrelas e apresentaram ofertas derramadas para seus ídolos.
Então Jeremias voltou de Tofete, onde havia anunciado essa mensagem, e parou diante do templo do Senhor. Ali, disse ao povo: “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Trarei calamidade sobre esta cidade e sobre os povoados ao redor conforme prometi, pois vocês se recusaram teimosamente a me ouvir”.

O Senhor repetidamente advertiu Seu povo de que traria o mal sobre eles por causa de seus pecados. A quebra da botija ilustrava dramaticamente os efeitos da invasão babilônica. No entanto, a ameaça era condicional. Ainda não era tarde demais para evitar a desgraça sobre a cidade e a nação. Mas o povo continuava alheio ao que estava prestes a acontecer, preferindo acreditar em seus falsos profetas. Caminhavam a passos largos para a destruição. Ouça o chamado do Senhor. Aceite o Seu convite para a salvação ainda hoje.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA