Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 2 Coríntios 4:8-10

Preconceito” é uma palavra fácil de pronunciar, mas difícil de suportar na vida diária. Pode significar simplesmente ser deixado de fora ou não ser bem-vindo, deixando evidente que sua ausência é mais desejada que sua presença. Em casos extremos, é possível sentir que a morte de uma pessoa é mais desejada do que sua vida. Qualquer que seja o caso, a discriminação sempre destrói a essência da dignidade humana.

A Sociedade Internacional de Direitos Humanos é uma entidade secular, fundada originalmente no dia 8 de abril de 1972, em Frankfurt, com o nome de Sociedade de Direitos Humanos. Dez anos depois (1982), alcançou seu status internacional e agora concentra boa parte de sua atuação na liberdade religiosa e de imprensa. Em 2009, a instituição estimou que cerca de 80% de todos os atos de preconceito religioso no mundo são contra os cristãos. Uma estimativa bem conservadora indica que 20 cristãos morrem todos os dias por causa de sua fé.

Massimo Introvigne, diretor do Centro de Estudos sobre Novas Religiões, destacou que, enquanto no século 20, os regimes comunistas ateus foram os maiores perseguidores dos cristãos, o ultrafundamentalismo islâmico assumiu seu lugar no século 21. Um cristão iraquiano anônimo revelou: “Os ataques aos cristãos continuam, e o mundo permanece em silêncio absoluto. É como se fôssemos engolidos pela noite.” John L. Allen Jr., autor de The Global War on Christians (A Guerra Global contra os Cristãos), define a perseguição global aos que frequentam igrejas como “a catástrofe não noticiada da nossa era”.

Após ler relatos assim, nossa tendência é odiar e discriminar os discriminadores e perseguidores. No entanto, preconceito não é capaz de vencer preconceito. Apenas o amor é capaz de vencê-lo. Ainda assim, devemos orar por aqueles que sofrem por sua fé ao redor do mundo e fazer nosso melhor para acabar com a discriminação em todas as suas formas, começando por nós mesmos.

Ame a todos e não pense menos de outras pessoas simplesmente porque não professam a mesma fé que você. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA