O campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno. Mateus 13:38

 

pregação do evangelho do reino de Deus não pode ser restringida por barreiras geográficas, étnicas ou sociais. John Wesley (1703-1791), cofundador do metodismo, era um clérigo e teólogo anglicano que se tornou pregador itinerante do reavivamento. Por ser membro da Lincoln College, Oxford, permitiram que não se restringisse a uma única igreja. Sem igreja própria e não sendo bem recebido nas paróquias de outros sacerdotes, Wesley passou a pregar para multidões em campos abertos.

Em uma carta escrita para James Hervey em 20 de março de 1739, John Wesley declarou: “Não tenho paróquia própria e, provavelmente, nunca venha a ter.” Por isso, “vejo o mundo inteiro como meu rebanho; com isso, quero dizer que, em qualquer parte dele na qual eu me encontre, sinto que é meu forte dever declarar a quem estiver disposto a ouvir as alegres novas da salvação”. Conta-se que Wesley viajou cerca de 400 mil quilômetros, a maior parte a cavalo, e pregou mais de 40 mil sermões, a maioria deles proferida ao ar livre.

Contudo, no dia 6 de agosto de 1777, Wesley escreveu uma carta breve para Alexander Mather, expressando suas preocupações quanto ao futuro do metodismo. Destacou que muitos dos pregadores não eram mais espirituais e não estavam “vivos para Deus”. Haviam se tornado “brandos, débeis, temerosos da vergonha, da labuta e das dificuldades”. Concluiu a carta com as notáveis palavras: “Dê-me cem pregadores que não temam nada a não ser o pecado e não desejem nada além de Deus que não ligarei nem um pouco se são clérigos ou leigos, pois eles abalarão os portões do inferno e estabelecerão o reino dos céus na Terra.”

Nós, cristãos adventistas, somos chamados para pregar as três mensagens angélicas ao mundo inteiro (Ap 14:6-12). Mas a falta de fervor espiritual e paixão pelas pessoas pode facilmente colocar em perigo a nossa missão. Dá para imaginar o poder que nosso movimento teria se cada adventista do sétimo dia não temesse nada “a não ser o pecado” e não desejasse “nada além de Deus”, considerando que o mundo inteiro é seu rebanho? A tendência humana é sempre esperar mais dos outros e não muito de nós mesmos.

Por favor, não espere que outros tomem a iniciativa! O compromisso deve começar com você e comigo, agora mesmo! Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA