Ainda quer discutir com o Todo-poderoso? Você critica Deus, mas será que tem as respostas? Jó 40:1-2
Em Jó 40, em meio ao seu discurso (Jó 38-39), Deus dá uma oportunidade a Jó para responder a uma pergunta, que exige uma resposta, e 4 verbos se destacam na mesma: contender, repreender, responder e acusar. Jó se sente indigno de dizer qualquer coisa. Mudou até a sua postura, pois sempre defendera a sua inocência. O propósito principal de Deus, não é humilhar a Jó, mas a levá-lo a uma nova experiência (v.1-5).
O SENHOR retoma o seu discurso em meio a um redemoinho, desafiando Jó a se portar como um guerreiro para responder as próximas perguntas:
- Você pode anular o meu juízo?;
- Porá em dúvida a minha justiça, e me condenará só para provar que tem razão?;
- Você é tão forte quanto Deus?;
- Sua voz pode trovejar como a dEle? (v.6-9).
Deus lembra a Jó que condená-lo é loucura. Não pode agir nem falar como Deus. O SENHOR fala sobre 4 atributos seus: excelência, grandeza, majestade e glória. Então desafia Jó a se vestir com esses atributos, e lhe pergunta como lidaria com os transgressores? Será que você pode se salvar por sua própria força? (v.10-14).
Deus se refere a um animal, Behemoth, que Ele criou, assim como também criou Jó. Esse era um animal de grande porte, e é mencionado, de uma forma genérica em Gênesis 1:24. Em diversas versões colocam como sendo o hipopótamo, mas alguns entendem se tratar do elefante, ou de alguma espécie extinta, algum tipo de dinossauro. Então passa a descrevê-lo:
- seria herbívoro como o boi;
- lombos fortes, músculos no ventre;
- cauda dura como o cedro;
- tendões entretecidos;
- ossos como tubos de bronze;
- pernas como barras de ferro;
- obra-prima dos feitos de Deus;
- provido de espadas (talvez dentes muito afiados);
- pasta nos montes;
- deita-se debaixo dos lotos, portanto um animal aquático;
- não se intimida com enchentes;
- difícil de ser apanhado, principalmente se estiver atento (v.15-24).
Deus mostra a Jó que Ele é o Criador, inclusive de alguns animais aparentemente indomesticáveis ao homem. Mas sob o controle Dele. Ele tem o domínio de todas as coisas e é o nosso Mantenedor.