Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras a todo o Israel, disse-lhes: Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei. Deuteronômio 32:45, 46, NVI

Todos os cargos que alguém ocupa e as responsabilidades que exerce mais cedo ou mais tarde chegam ao fim. Uma hora é preciso dizer adeus. Os discursos de despedida tendem a destacar o que o líder realizou enquanto estava no ofício e a expressar suas preocupações quanto ao futuro. Foi exatamente isso que Moisés fez no fim de sua vida, conforme registra o livro de Deuteronômio. De maneira semelhante, em 16 de outubro de 1978, o presidente da Associação Geral Robert H. Pierson (1911-1989) anunciou sua aposentadoria por questões de saúde e deu sua última mensagem aos participantes do Concílio Anual.

Em seu sermão, Pierson fez alusão ao ciclo sociológico típico de como um grupo se desenvolve e se transforma em igreja. Em geral, a primeira geração é pobre e se levanta contra o mundanismo e o formalismo de sua denominação de origem. A segunda tende a se tornar próspera, e o crescimento gera a necessidade de organização e construção de prédios. Na terceira geração, a organização se desenvolve e são fundadas instituições. Na quarta, a igreja se torna institucionalizada, secularizada e seus cultos passam a ser formais. O movimento procura se tornar “relevante” para a sociedade contemporânea, envolvendo-se com causas populares. Então o grupo desfruta completa aceitação por parte do mundo.

Após refletir acerca desse processo, Pierson fez um apelo: “Irmãos e irmãs, isso nunca pode acontecer na Igreja Adventista do Sétimo Dia! Isso nunca acontecerá com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não somos apenas mais uma igreja, mas a igreja de Deus […]. Só há uma maneira de enfrentarmos o futuro e é ao pé da cruz. Uma igreja com os olhos fixos no Homem do Calvário nunca cairá em apostasia.”

Temos a certeza profética de que o movimento adventista triunfará e que, no fim dos tempos, todos os membros nominais e descomprometidos serão sacudidos e lançados fora (Mt 13:24-30, 36-43, 47-50). Logo, a questão fundamental não é se a igreja triunfará, mas se você e eu triunfaremos com ela. Pela graça de Deus, que permaneçamos fiéis ao Senhor até Seu retorno glorioso! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA