Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.  Provérbios 10:9

Nossos dias são dias de insegurança. Há violência por todos os lados. Você sai de casa de manhã e não está seguro de voltar a noite. As empresas que prestam segurança têm crescido muito nos últimos  anos. Quem não deseja proteger-se?

No verso de hoje encontramos a receita divina para andar seguro. “Quem anda em integridade – afirma o escritor bíblico – anda seguro.” Integridade, em hebraico, tõm significa completo. Se as flechas envenenadas estiverem ferindo todo mundo, você estará seguro se todo o seu corpo estiver protegido no refúgio. Não pode deixar nada do lado de fora. Nem a cabeça, nem os braços, nem os pés. O refúgio é sua segurança.

Esta é a recomendação divina: Ande nos caminhos do Senhor com todo o seu ser, de forma completa, com sua mente, com seu corpo e com sua alma. Não se divida, não se desintegre. Isso pode ser fatal.

A antítese de integridade, na opinião de Salomão é a perversão. O dicionário define a perversão como corrupção ou deterioração. Quando uma pessoa morre, seu corpo entra em deterioração. É um processo lento. Segundo a segundo. Minuto a minuto. Dia após dia até que fica completamente apodrecido e com o tempo,  vira pó.

Esse é o futuro para quem não segue com integridade os conselhos divinos. O perigo que corremos  não é o que os homens podem nos fazer. Não são as ameaças da noite ou do dia, nem os flagelos ou cataclismos da natureza, o grande perigo é ficar com um pé dentro do refúgio e com o outro fora dele.

Pretender servir a dois senhores é cruel. Nenhum ser dividido tem paz.  Vive, mas está morto. Desintegrando-se. Deteriorando-se num processo lento, doloroso e irreversível.

Há esperança para quem provocou-se feridas psicológicas e emocionais tentando viver uma vida dupla? Há sim. Quando Jesus esteve nesta terra encontrou pessoas destruídas, como a samaritana, Maria Madalena e Zaqueu e os reconstruiu por dentro. Os fez de novo. Os curou.

Hoje, Jesus continua disposto a fazer maravilhas. É só ir a Ele e dizer: Aqui estou Senhor! Toma a minha vida nas tuas mãos. Faça isso de todo o coração porque “quem anda em integridade, anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.”          Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA