Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. João 1:3, 4, NVI

Deus é a Fonte da vida, cuja palavra poderosa trouxe à existência todos os seres vivos em Seu vasto Universo. “Os céus por Sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de Sua boca, o exército deles. […] Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir” (Sl 33:6, 9). Por serem apenas criaturas, os seres humanos são incapazes de criar quaisquer formas de vida, embora seja possível manipulá-las geneticamente.

Em 5 de julho de 1996, a ovelha Dolly nasceu por meio de uma série de experimentos genéticos e reprodutivos realizados pelo Instituto Roslin, em Edimburgo, Escócia. Ela foi clonada a partir de uma célula retirada da glândula mamária de uma ovelha da raça Finn Dorset, de seis anos de idade, e de um óvulo de uma ovelha da raça Scottish Blackface. Desde então, muitos outros grandes mamíferos foram clonados com sucesso. Esses experimentos poderiam abrir as portas para o desenvolvimento de uma nova geração humana geneticamente modificada.

Em fevereiro de 1997, o presidente norte-americano Bill Clinton pediu à Comissão Nacional de Aconselhamento Bioético dos Estados Unidos que estudasse as questões legais e éticas envolvidas nesses experimentos. A Comissão concluiu que era moralmente inaceitável que qualquer pessoa “do setor público ou privado, seja em ambiente clínico ou de pesquisa”, tentasse “criar uma criança usando clonagem por transferência de célula somática nuclear”.

A Declaração Universal da Unesco sobre o Genoma Humano e Direitos Humanos, assinada em 11 de novembro de 1997, afirmou: “Práticas contrárias à dignidade humana, como a clonagem reprodutora de seres humanos, não devem ser permitidas.” Em janeiro de 1998, o presidente francês Jacques Chirac fez o apelo para que fosse decretada a proibição da clonagem humana. Contudo, por quanto tempo a comunidade científica respeitará essas restrições?

É inquestionável que muitos experimentos genéticos ajudaram a resolver problemas tradicionalmente considerados incuráveis. Mas outras experiências se tornaram desrespeitosas a Deus e à Sua criação extraordinária. É importante lembrar que o Senhor criou a humanidade à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26) e devemos respeitá-la assim. Deixemos Deus ser Deus e Sua criação permanecer conforme Sua intenção original.          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 20018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA