Ouve-se a voz do Senhor  sobre as águas; Troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas. Salmo 29:3

O salmo 29 de onde tiramos o texto de hoje era usado especificamente na festa dos tabernáculos  que acontecia no mês de tisri ou outubro, mais precisamente nos primeiros oito dias da festa. A festa dos tabernáculos era o período em que os israelitas  acampavam em tendas feitas de maneira tosca a fim de lembrar a experiência de seus antepassados quando Deus os tirou do Egito. Um dos grandes perigos dessa festa era as tempestades que podiam chegar. Outubro era um mês de fortes chuvas. Por isso esse salmo tem como titulo “a voz do Senhor na tempestade”. A expressão “ a voz do Senhor” é repetida sete vezes e em cada uma  faz-se referencia a uma situação  calamitosa como  arvores sendo arrancadas, trovoes,  terremotos em fim.

Quando conheci Shawn, ele vivia uma tempestade parecida. A esposa havia ido embora de casa e levara com ela as duas filhas do casal. Com indignação na voz ele se perguntava: por quê? Tinha perdido a vontade de viver. Sentia que tinha chegado ao fim da linha.

Todos enfrentamos tempestades. Casais diante de um possível divorcio, filhos que não se entendem com os pais, colapsos financeiros, sociedades desfeitas;  dívidas, depressão, enfermidades. Tempestades que de alguma maneira se abatem sobre os filhos de Deus gerando medo, desânimo e desespero. O que fazer?

Só existe uma saída: ouça a voz do Senhor! Isso mesmo, ouça a voz do Senhor no meio da tempestade. Ele está com você. Se a vida tem tempestades, você tem um Deus que não vai permitir que seu barquinho afunde. O profeta Isaías ilustra isso ao dizer que mesmo que você passe pelos rios, eles não o submergirão e o fogo não  queimará e nem a chama arderá sobre você!

Pode ser que a meteorologia da sua vida esteja prevendo forte tempestade pra hoje. Não saia de casa sem antes ouvir a voz de Deus. Essa é a única garantia que você tem de ter paz em meio da tormenta. Enfrente o dia com coragem e com a certeza da vitória porque:  ouve-se a  voz do Senhor  sobre as águas; troveja o Deus da glória; o Senhor está sobre as muitas águas e principalmente está com você hoje.”                                                      Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA