Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: “Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim.” Gênesis 37:9

José. Nome comum, história incomum. Ele tinha linhagem. Era bisneto de Abraão e Sara, neto de Isaque e Rebeca, filho preferido de Jacó. Paparicado, ganhava presentes especiais. Aí veio a crise, pois crises acontecem mesmo nas boas famílias.

Com o tempo, ele se tornou muito importante. Tanto é que Gênesis 37:2 anuncia a história de Jacó, mas começa a falar de José: “Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos…” Se era a história do grande Jacó/Israel, por que começar com o filho dele? Porque o destino de toda a família de Jacó, inclusive sua mudança para o Egito, seguida pelo êxodo, passou pelo destino de José.

O que podemos aprender com os altos e baixos da vida de José? Aqui estão sete sugestões:

1. Adote a discrição. Não brilhe tanto. Se você foi honrado com uma capa de muitas cores, não a coloque para ir ao campo, onde seus irmãos trabalham com roupas cheirando a estrume de ovelhas.

2. Seja um sonhador. Sonhe alto, pense grande, veja longe. Cultive uma perspectiva otimista do futuro. Não precisa anunciar que o Sol e Lua vão se inclinar diante de você, mas acredite que esse é o sonho de Deus para sua vida.

3. Prepare-se para o pior. Saiba que você pode parar no fundo do poço – jogado por quem você menos espera. Contudo, mesmo no fundo do poço, Deus está com você e pode tirá-lo de lá. O poço ou a prisão pode ser apenas um meio usado por Deus para pôr você em contato com quem vai levá-lo ao palácio.

4. Confie na providência divina. Acredite que Deus não pode ser limitado pela geografia ou as circunstâncias. Ao olhar para trás e ver a vida anterior desaparecer no horizonte, tome a decisão de obedecer a Deus em qualquer lugar. Aposte na vitória do bem.

5. Fuja do perigo. Se a tentação o agarrar, deixe a capa para trás. Faça a coisa certa, mesmo que os sentidos desejem a coisa errada. Tenha consciência da presença divina.

6. Faça um seguro para os tempos de crise. Use os recursos de hoje para garantir o amanhã. Os tempos de vacas magras podem chegar.

7. Aceite as bênçãos. Se algum faraó convidar você para administrar o Egito e você entender que isso faz parte do plano de Deus, coloque a faixa e suba a rampa.

José soube transformar os fatos negativos em experiências positivas porque sonhava os sonhos de Deus. Seja você também um sonhador. No fim, os sonhos de Deus sempre dão certo. Marcos De Benedicto, MM 2016, p.29

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA