O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz. Números 6:24-26

Antigamente, na região em que cresci, as crianças costumavam pedir “bênção” para os pais, os avós, os tios e as pessoas respeitáveis da comunidade. Por exemplo, toda a criançada da vizinhança pedia “bênção” para meus pais. A resposta era sempre: “Deus te abençoe!” Hoje, essa tradição está desaparecendo.

O costume de abençoar vem de longe. As primeiras bênçãos foram proferidas por Deus no contexto da criação. Mais tarde, Deus prometeu abençoar Abraão, e abençoar o mundo por meio de seu maior descendente, Jesus (Gn 12:2, 3). Os patriarcas proferiam bênçãos formais aos filhos.

Em português, às vezes, “bênção” pode ter um sentido abstrato. Porém, no hebraico, em que cada palavra evoca uma ação, algo que pode ser notado pelos cinco sentidos, “bênção” (berakah) tem um significado bem concreto. Deus abençoava com fertilidade, posteridade, riqueza, terra, saúde, proteção, vitória. A bênção de Deus é a explosão da vida, com todos os recursos para que ela floresça.

Abençoar significa santificar, honrar, exaltar, louvar, desejar o bem, expressar votos de felicidade e sucesso. Tudo isso, no fundo, depende de Deus. Por esse motivo, as pessoas que respondem a um pedido de bênção dizendo “Deus te abençoe!” estão fazendo uma declaração teológica, ainda que automática e inconsciente.

Na bênção araônica mencionada no verso de hoje, o nome “Senhor” (Yahweh) é repetido três vezes. Essa tríplice repetição é uma maneira de enfatizar que a bênção, para a comunidade ou para o indivíduo, vem somente de Yahweh. Em Números 6:27, Deus indica que ele é a fonte da bênção: “Assim eles invocarão o meu nome […], e eu os abençoarei.”

Nesta oração, a primeira parte do verso é o movimento de Deus em direção ao povo, enquanto a segunda parte expressa sua ação específica em favor dele: “O senhor te abençoe [movimento] e te guarde [ação específica]; o senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti [movimento] e te conceda graça [ação específica]; o senhor volte para ti o seu rosto [movimento] e te dê paz [ação específica].”

A bênção é a potencialização da vida. Nas palavras do erudito bíblico Claus Westermann, ela é “o avanço silencioso do poder da vida em todos os domínios”, uma manifestação divina contínua, atravessando as gerações e conectando a promessa com seu cumprimento. Por meio de Cristo, as bênçãos celestiais chegam até nós e se projetam sobre os outros. O mundo é um lugar abençoado pelas pessoas abençoadas. Por Marcos De Benedicto, MM 2016, P.27 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA