Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. Gênesis 3:1

Desde que Adão e Eva pisaram neste planeta, todas as pessoas, exceto uma, têm sucumbido à tentação. E você não é a exceção. Portanto, é importante saber como o tentador trabalha. A primeira tentação é a matriz de todas as outras. Ele foi tão eficaz que continua no mercado até hoje. Veja sete estratégias do tentador:

1. Ele usa sofismas para distorcer a realidade. A serpente perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?” (v.1). Ela envolveu Eva na primeira discussão teológica registrada na Bíblia e misturou a verdade com o erro.

2. Ele inverte o discurso divino. O Senhor disse que, se comessem do fruto proibido, morreriam. A serpente afirmou: “Certamente não morrerão!” (v.4). Satanás projetou na experiência de Adão e Eva o fato de não ter sido destruído imediatamente.

3. Ele apresenta um Deus genérico. Em todo o relato de Gênesis 3, o narrador sempre utiliza a expressão “Senhor Deus” (Yahweh Elohim), o que ocorre nove vezes. Porém, a serpente usa apenas “Deus” (Elohim), num sentido genérico, e leva Adão e Eva a fazer o mesmo. O enganador quer que você veja a Deus de modo impessoal, distante, sem nome específico.

4. Ele desacredita o amor de Deus. Ao sugerir que o Criador estava escondendo algo bom de suas criaturas, a serpente procurava macular o caráter de Deus e promover a descrença. Quase todo o pecado começa com a falta de confiança na bondade divina.

5. Ele apela para o desejo sensorial. Trabalha com o apetite e os prazeres físicos. Mostrou o esplendor da árvore proibida, reconhecida por Eva como “agradável ao paladar” e “atraente aos olhos” (v.6). Hoje, milhões de pessoas tentam satisfazer os sentidos com coisas e substâncias proibidas em busca de novas sensações, e acabam no território da serpente.

6. Ele apela para a vaidade intelectual. “Seus olhos se abrirão”, garantiu (v.5). Na verdade, os olhos de Adão e Eva se abriram apenas para o mal. Nossos olhos podem brilhar com as falsas promessas, mas isso nunca as torna verdadeiras.

7. Ele apela para o orgulho pessoal. “Vocês serão como Deus”, prometeu (v.5). Oferecendo o que não podia entregar, insinuou que é possível realizar o sonho de vida eterna à porta do Criador.

A resposta de Deus à tentação e à queda aparecem em Gênesis 3:15, a cruz. Assim, quando o tentador lhe mostrar uma árvore verdejante e cheia de frutos, mostre para ele outra árvore seca e cheia de pregos. Marcos de Benedicto, MM 2016, p.14

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA