Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da Aliança no Seu santuário. Apocalipse 11:19

mensagem adventista do sétimo dia tem duas características básicas. A primeira, que se pode notar com facilidade, é o forte fundamento bíblico para cada uma de suas doutrinas. A outra, não muito salientada atualmente, é como todas essas doutrinas são integradas pela mensagem do santuário em um todo coerente. Essa é a beleza e a força da mensagem adventista.

Em 1877, Uriah Smith ilustrou a função integradora do santuário por meio da analogia de uma roda de carroça com um cubo central e o aro externo. Ele sugeriu: “Na grande roda da verdade, o santuário ocupa essa posição central. Nele, as grandes verdades da revelação encontram seu ponto focal. A partir dele, em todas as direções, elas irradiam. O santuário une as duas grandes dispensações, a mosaica e a cristã, mostrando a relação entre uma e outra. Ele não divide com nenhum outro tema a elevada honra de explicar a posição e a obra de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Review and Herald de 22 de novembro de 1881 publicou um artigo no qual Uriah Smith se referiu ao santuário como “o grande tema central do sistema de verdade que pertence a este tempo”. Ele citou dez componentes doutrinários diretamente ligados ao santuário, inclusive o juízo investigativo pré-advento, o livre-arbítrio, o sacrifício expiatório e o ministério sacerdotal de Cristo, o sábado, a segunda vinda de Cristo e o estado dos mortos. Seis anos depois (1887), ele aumentou a lista para 13 pontos. No livro de minha autoria, O Santuário e as Três Mensagens Angélicas (Imprensa Universitária Adventista, 1998), explico como os pioneiros adventistas desenvolveram e consolidaram esse extraordinário sistema de doutrinas.

A mensagem do santuário dá ao sistema doutrinário adventista uma maravilhosa ênfase cristocêntrica que não é encontrada em nenhum outro conjunto teológico. Em 1893, Ellen White declarou: “Cristo, Seu caráter e obra, é o centro e a circunferência de toda verdade. Ele é a cadeia que liga as joias de doutrina. Nele se encontra o inteiro sistema da verdade” (Nossa Alta Vocação, p. 14). Devemos estudar de forma mais completa essa mensagem e orar como o rei Davi: “Que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no Seu templo” (Sl 27:4). – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA