Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?         Lucas 10:26

Você já discutiu com alguém que não enxerga as coisas da sua perspectiva? Sem pontos em comum, a discussão pode prosseguir quase que indefinidamente. Foi isso que aconteceu com Martinho Lutero no famoso debate de Leipzig, em 1519, considerado um dos maiores debates de toda a história da Europa.

Muita tensão estava surgindo entre o movimento protestante emergente e a Igreja Católica Romana. Após algumas discussões, os dois grupos concordaram em realizar um debate acadêmico em Leipzig, Alemanha. O evento começou oficialmente no dia 27 de junho. Johann Eck defendeu a Igreja Católica Romana, ao passo que Andreas Carlstadt representou o grupo protestante. Com sua leitura monótona, Carlstadt estava apresentando um bom conteúdo, mas perdendo o interesse dos ouvintes.

Já benquisto por muitos espectadores, Eck estava certo de que chegara o momento de trazer o próprio Lutero para a arena. Na manhã de 4 de julho de 1519, “os dois maiores debatedores da Alemanha” começaram a disputa. Lutero reconhecia que estava vivendo alguns dos dias mais cruciais de sua vida. Havia muito em jogo naquele debate! Por causa da falta de pontos em comum entre os oradores, nunca chegaram a um consenso. Ao passo que Lutero tentava permanecer fiel às Escrituras, Eck distorcia a Bíblia a fim de apoiar a autoridade do papa e a tradição católica. Assim, o debate terminou no dia 14 de julho com o público dividido.

Podemos aprender lições importantes com base naquele debate. Em primeiro lugar, nem todos que têm as melhores habilidades para convencer as pessoas estão mais fundamentados na verdade. Em muitos casos, a persuasão é usada para acobertar informações não confiáveis e distorcidas. Em segundo lugar, antes de estudar a Bíblia com alguém, precisamos ter a certeza de que a pessoa aceita a autoridade das Escrituras e está disposta a permitir que a Bíblia interprete a si mesma. Em um mundo com tantas interpretações conflitantes das Escrituras, somos chamados por Deus para exaltar “a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas” (O Grande Conflito, p. 595). – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA