Profetize contra Israel, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: Estou contra você. Empunharei a minha espada para eliminar tanto o justo quanto o ímpio. Ezequiel 21:3

Em Ezequiel 21,  é apresentada um profecia contra Jerusalém usando o suspiro como sinal. A espada polida e afiada, contra o reino e os amonitas é inevitável. O rei da Babilônia vem para conquista-las.

A espada do julgamento do Senhor (v.1-17):
Esta palavra do Senhor veio a mim: “Filho do homem, vire o rosto contra Jerusalém e pregue contra o santuário. Profetize contra Israel, dizendo-lhe: Assim diz o Senhor: ‘Estou contra você. Empunharei a minha espada para eliminar tanto o justo quanto o ímpio. Todos serão eliminados, desde o Neguebe (sul) até o norte. Então todos saberão que eu, o Senhor, tirei a espada da bainha e não tornarei a guardá-la'”.
“Portanto, comece a gemer, diante deles, filho do homem, com o coração partido e amarga tristeza. E, quando lhe perguntarem: “Por que está gemendo?”, você dirá: “Por causa das notícias que recebi. Até o coração mais valente se derreterá de medo, e a força desaparecerá; todo espírito se angustiará, e todo joelho se tornará como água, de tão fraco. E vem chegando! Sem nenhuma dúvida vai acon­tecer, e já está a caminho, assim diz o Senhor”.
Em seguida o Senhor me disse: “Fi­lho do homem, profetize e diga: Uma espada está sendo afiada para a mortandade, e polida para luzir como relâmpago! Acaso vamos regozijar-nos com o cetro do meu filho, o governante de Judá? A espada despreza qualquer pedaço de madeira. Está sendo preparada para as mãos do carrasco. Clame e grite, filho do homem, pois a espada matará meu povo e seus líderes; todos morrerão. Lamente-se, pois; bata nas coxas em sinal de angústia. Todos serão provados. E o que acon­tecerá quando o cetro, que a espada despreza, não mais existir?”, diz o Senhor.
Por isso profetize e bata palmas. Com a espada golpeie não duas, mas três vezes, para simbolizar a grande matança, avançando sobre eles de todos os lados. Que os corações se derretam e muitos caíam. A espada reluz em todas as portas. Ela faísca como relâmpago e é empunhada firmemente para a matança. Ó espada, golpeie para onde quer que se vire a sua lâmina. Eu também baterei palmas e satisfarei minha fúria. Eu, o Senhor, falei.
Presságios para o rei da Babilônia (v.18-27):
Recebi esta mensagem do Senhor: “Fi­lho do homem, trace as duas estradas que a espada do rei da Babilônia deve seguir. Em cada uma delas coloque um marco indicando o rumo de uma cidade: uma para Rabá dos amonitas, e outra para Judá e Jerusalém. O rei da Babilônia parará no local de onde partem as duas estradas para sortear Rabá ou Jerusalém. Ele chama seus adivinhos para que façam previsões, e eles lançam sortes com flechas, consultam seus ídolos, examinam o fígado de animais sacrificados. Pela sua mão direita será sorteada Jerusalém. Seus soldados atacarão as portas da cidade com troncos e darão gritos de guerra. Levantarão torres de cerco e construirão rampas contra os muros. Isso parecerá um falso presságio aos judeus, que fizeram uma aliança com juramento aos babilônios, mas o rei invasor os fará recordar sua culpa e os levará prisioneiros”.
Portanto, assim diz o Soberano ­Senhor: “Visto que vocês trouxeram à lembrança a sua iniquidade mediante rebelião ostensiva, revelando seus pecados em tudo o que fazem; serão levados prisioneiros. Ó ímpio e profano príncipe de Israel (Zedequias), o seu dia chegou, esta é a hora do seu castigo”, assim diz o Senhor: “Tire a sua coroa. O antigo sistema está para mudar. Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.  Uma desgraça! Destruição! Eu farei dela uma desgraça! Não será restaurada, até que venha aquele que tem o direito de julgá-lo (Cristo); então, o entregarei a ele”.
Mensagem para os amonitas (v.28-32):
Agora, filho do homem, profetize acerca dos amonitas e sua zombaria. Assim diz o Senhor: “Uma espada empunhada para matança, polida para consumir e para luzir como relâmpago! A despeito das visões falsas e adivinhações mentirosas sobre vocês, ela será posta no pescoço dos ímpios que devem ser mortos e cujo dia chegou. Volte a espada à sua bainha. No lugar onde vocês foram criados, na terra dos seus antepassados, eu os julgarei. Derramarei minha ira sobre vocês, soprarei o fogo da minha ira; os entregarei a homens cruéis, acostumados à destruição. Vocês serão combustível para o fogo, seu sangue será derramado em sua terra e vocês não serão mais lembrados”; porque eu, o Senhor, falei.

Deus fez promessas maravilhosas a Israel, mas eram condicionais, dependiam da obediência aos conselhos e orientações dados por Deus. A desobediência do povo chegou a tal ponto, que não teria mais volta, Deus ainda avisa que os Babilônios serão o seu instrumento para a destruição. A história se repete no final dos tempos. As promessas da salvação e vida eterna valem apenas para os que obedecem a Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA