Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras de tua boca. Provérbios 6:2

Nunca diga algo que precise ser explicado. Palavras sábias são claras,cristalinas e verdadeiras. A mentira é como a teia de aranha. Quanto mais você tenta sair dela, mais preso fica.  Quanto mais explica mais  complica.

A palavra é uma das maiores bênçãos do ser humano. É o maior e melhor instrumento de comunicação. Através dela você pode dar a conhecer os sentimentos mais nobres ou mais baixos. Com a palavra você constrói, desenha e descreve os quadros mais belos.  Com ela também trai, desfigura e engana.

O sábio Salomão apresenta no verso de hoje, a palavra como instrumento de opressão. Irônico como pareça, a vítima é o próprio dono da palavra.

Outro dia li a notícia de uma criança de dois anos, que morreu asfixiada com uma sacola de plástico. Dói-me só o fato de imaginar aquela criança querendo tirar a sacola da cabeça, desesperada, tentando respirar, enquanto o plástico penetrava cada vez mais em suas narinas. O provérbio de hoje, transfere esta situação para a pessoa que fala sem pensar. Asfixia-se nas suas próprias palavras. Enreda-se, fica preso.

A  pessoas que mente o faz por insegurança. Finge ser o que não é. Pinta quadros irreais, descreve situações fictícias. Esconde a verdade por medo. Na realidade não se aceitam como é.

Quando Jesus disse um dia a samaritana: “vê, chama o teu marido,” recebeu como resposta: “Eu não tenho marido,” Mentira. Tinha sim. Mas Jesus cria um clima de amor e segurança para ela abrir o coração. “Disseste a verdade!” – afirma o Mestre. Ele olha para dentro da mulher, para o seu mundo interior cheio de sombras, inseguranças e temores. Jesus está sempre disposto a encaminhar as pessoas pela senda da verdade, porque esse é o único caminho da liberdade e paz.

A partir daquele momento a samaritana não precisaria mais mentir. Estava livre da prisão de suas mentiras, meias verdades ou, simplesmente omissão.

Encontrar Jesus é achar segurança e liberdade. A vida torna-se cristalina e as palavras transparentes. Lembre-se do conselho do sábio. “Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás presos com as palavras de tua boca.”                                                  Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA