Mas vocês deram vinho para os nazireus beberem e ordenaram a seus profetas: “Chega de profecias!”. Amós 2:12

Em Amós 2, Deus continua seu julgamento contra as nações, agora, incluindo Judá e Israel, por seus muitos pecados.

Julgamento contra Moabe (v.1-3):
Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal. Por isso enviarei fogo a Moabe, e as fortalezas de Queriote serão destruídas. Os que nela habitam cairão em meio ao ruído da batalha, com alarido e som de trombeta. Exterminarei o juiz do meio dele, e a todos os seus príncipes com ele matarei, diz o Senhor.
Julgamento contra Judá e Israel (v.4-16):
JUDÁ – Seus pecaram repetidamente; não ficarão impunes. Rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos. Foram desviados pelas mesmas mentiras que enganaram seus antepassados. Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.
ISRAEL – Seus habitantes pecaram repetidamente; não ficarão impunes. Vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Pisoteiam a cabeça dos indefesos no pó e empurram os oprimidos para fora do caminho. Pai e filho dormem com a mesma mulher e assim profanam meu santo nome. Aos pés dos altares reclinam-se com roupas que seus devedores lhes deram como garantia. Na casa dos seus deuses bebem comprados com multas injustas.
Todavia eu destruí diante dele o amorreu, cuja altura era como a altura dos cedros, e que era forte como os carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo. Também vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu.
Escolhi alguns de seus filhos para serem profetas e outros, para serem nazireus. “Não é isto assim, filhos de Israel?” diz o Senhor. Mas vós destes aos nazireus vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: “Não profetizareis”.
Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de feixes. Assim perecerá a fuga ao ágil; nem o forte corroborará a sua força, nem o poderoso livrará a sua vida. E não ficará em pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrará o que vai montado a cavalo. E o mais corajoso entre os fortes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.

Pela constante rebeldia das nações, incluindo Judá e Israel, Deus apresenta os castigos que receberiam. No tempo final, quando Cristo voltar para buscar os Seus escolhidos, também haverá um acerto de constas, e hoje temos o tempo para decidir de que lado vamos estar. Escolha servir ao Senhor!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA