Começou Salomão a edificar a Casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a seu pai, na eira de Araúna, o jebuseu. – II Crônicas 3:1

Em II Crônicas 3, o local em que o templo estava sendo construído, no monte Moriá, era considerado sagrado. Foi ali que Abraão, o pai dos fiéis, revelara sua disposição de sacrificar seu único filho, em obediência à ordem de Jeová. Ali renovara Deus com Abraão o concerto de bênção, que incluía a gloriosa promessa messiânica feita à espécie humana, de libertamento por meio do sacrifício do Filho do Altíssimo. Foi ali que Davi ofereceu sacrifícios queimados e ofertas pacíficas para deter a espada punitiva do anjo destruidor, e Deus respondeu com fogo enviado do Céu (1 Crônicas 21) (v.1).

As obras começaram no ano 480 após o êxodo, no quarto ano do reinado de Salomão, na primavera de 966 a.C.. A medida que a construção avançava, os compartimentos internos eram forrados de ouro. O Lugar Santíssimo era um cubo perfeito, com 20 côvados (9 metros) de comprimento, largura e altura. As dimensões do tempo eram proporcionais às do tabernáculo, mas cada uma delas era em dobro. Assim, o comprimento do templo era de 60 côvados (27 metros), o dobro do comprimento do tabernáculo (Êxodo 26:16,18). Se o côvado mede 45 cm, a construção teria 27 m. de comprimento, 9 m de largura e 13 m. de altura (v.2-3).

O ouro utilizado no revestimento interno do Lugar Santíssimo foi de 600 talentos (1 talento = 34,2 kg), ou seja. cerca de 20 toneladas. Quanto aos dois querubins, não deviam ser os que tradicionalmente ficavam sobre a arca do Concerto. um de frente para o outro, mas dois guardiões, cada um numa das extremidades da arca, e ambos olhando para a frente, para o lugar santo e para a frente do edifício, voltada para o leste. Também levantou as colunas diante do templo, e as chamou de Jaquim (Ele estabelecerá) e Boaz (Nele há força) (v.4-17).

Deus deu um plano detalhado para Davi, quanto a edificação do templo. Davi orientou Salomão, e ele seguiu a risca. Deus também nos dá detalhes quanto ao Plano da Salvação, e precisamos conhecê-lo através do estudo de Sua Palavra, praticá-lo e ensiná-lo aos que nos cercam.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA