Pela fé, [Abraão] peregrinou na terra da promessa […]; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Hebreus 11:9, 10 (ARA)
Yisrael Meir Kagan (1838-1933), popularmente conhecido como Chofetz Chaim, o nome de um de seus livros sobre o cuidado com o uso da língua, foi um renomado rabino polonês. Humilde, apesar de influente, levou uma vida modesta. Conta-se que certa vez um turista o visitou e ficou admirado ao constatar que a casa do rabino era apenas um quarto cheio de livros, mais uma mesa e um banco. Desconcertado, o turista perguntou:
– Rabino, onde está sua mobília?
– Onde está a sua? – replicou o rabino.
– A minha? Eu sou apenas um visitante. Estou de passagem.
– Eu também! – exclamou Chofetz Chaim.
Muitos mestres espirituais têm tido a consciência de que são apenas peregrinos de passagem pela Terra, pois estão a caminho de uma pátria melhor. De acordo com. o autor de Hebreus, essa era a postura do patriarca Abraão: “Pela fé, [ele] peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” (Hb 11:9, 10, ARA). O patriarca vivia em tendas, o que sugere uma habitação temporária.
Assim como nosso pai espiritual Abraão, devemos sempre olhar para a cidade eterna. Nosso destino não é Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador ou Brasília. É a Nova Jerusalém. Podemos viver aqui, mas sem esquecer nosso ponto de chegada. Somos cidadãos do Céu de passagem pela Terra.
Eu sonho com a cidade desse Artífice inigualável. Por isso, tento não me prender demais às cidades terrenas. Também não centralizo minha vida no acúmulo de coisas. Quando você está viajando, não carrega muita bagagem, a não ser que você seja uma celebridade.
Você se considera um viajante de passagem pelo mundo ou um residente permanente aqui? É um turista ou peregrino? Em sua identidade, biografia ou geografia espiritual, há lugar para a cidade de Deus? Você imagina a paisagem do Céu, com sua textura completa, incluindo lugares, monumentos, cores e cheiros? Se você estivesse descrevendo sua jornada espiritual, o que omitiria de seu mapa de viagem? Vai se sentir emocionado quando chegar à cidade celestial? Deus está em todos os lugares, mas é fundamental viajar em direção à cidade que preparou para nós.