Você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias. Isaías 58:12

Em 2011, meio século depois de ser construído e duas décadas após sua des­truição, o infame Muro de Berlim teve alguns trechos reconstruídos. As partes reedificadas se juntaram aos pequenos pedaços remanescentes do muro origi­nal, como um trecho de 1,3 quilômetro coberto por pinturas de artistas de todo o mundo, conhecido como East Side Gallery. O objetivo da iniciativa é mostrar para os turistas e as gerações futuras como era a cidade durante a Guerra Fria. Os ves­tígios desse monumento histórico também podem ajudar na reflexão sobre nos­sas escolhas políticas, evitando erros do passado.

Quase todos os 160 quilômetros do muro de 3,6 metros de altura, cuja cons­trução original teve início em 13 de agosto de 1961, foram destruídos durante a euforia com a queda do regime comunista, em 1989. Somente três das 302 torres de controle da Alemanha Oriental permaneceram em pé. Na época, centenas de pessoas com martelos e marretas nas mãos arrancaram pedaços do muro para levá-los como souvenirs. As escavadeiras transformaram o restante do muro em 300 mil toneladas de concreto.

Ao longo da história, muitos muros importantes foram levantados. Símbolos de integridade, o principal objetivo dos muros antigos era a proteção contra a inva­são dos inimigos. Uma cidade fortificada com muros tinha mais chance de resis­tir aos ataques. Se houvesse uma fonte de água dentro da cidade, a possibilidade de resistência era ainda maior.

Na Bíblia, os muros são mencionados no sentido literal de proteção e como metáforas para uma condição de segurança espiritual. Por isso, o profeta Isaías anunciou a promessa de que Deus transformaria seu povo em reconstrutores de muros. Em Israel, tudo estava em decadência e precisava de restauração – de cidades a torres, de costumes a comportamentos. Os lugares antigos que estavam desola­dos precisavam ser reedificados. Contudo, a situação seria mudada.

O pecado destrói as fortificações e deixa o chão cheio de ruínas e fragmentos. Num mundo quebrado, em que as fundações morais e espirituais estão destruí­das, nós somos chamados para tapar brechas e reconstruir a sociedade. Aproveite o dia de hoje para reconstruir os muros que protegem a cidade de sua vida e que, por algum motivo, possam estar destruídos. Em tempos de perigos, uma cidade murada tem mais chance de resistir aos ataques do inimigo. Não construa muros de hostilidade, mas de proteção, segurança e tranquilidade.muro-de-berlim

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA