Certamente o Senhor não fará coisa alguma sem antes revelar seu plano a seus servos, os profetas. Amós 3:7

Em Amós 3, o Senhor adverte a Israel, sobre sua destruição, por não reconhecer as bênçãos que o Senhor lhes deu, e correrem atrás de outros deuses, além da luxúria.

Testemunhas contra Israel (v.1-15):
Povo de Israel, ouça esta mensagem que o Senhor pronunciou contra você, e toda a família que trouxe do Egito: “De todas as famílias da terra, só escolhi vocês. Por isso devo castigá-los por todos os seus pecados”.
Acaso duas pessoas podem andar juntas se não estiverem de acordo?
O leão ruge na floresta sem antes encontrar sua presa? Ele rosna em sua toca se nada tiver caçado? A ave é pega na armadilha se não houver isca? A armadilha se fecha se nada for apanhado? Quando a trombeta soa o alarme, o povo não fica assustado? Acaso a calamidade sobrevém a uma cidade sem que o Senhor a tenha planejado?
Certamente o Senhor Soberano não fará coisa alguma sem antes revelar seu plano a seus servos, os profetas. O leão rugiu, quem não temerá? O Senhor falou, quem não profetizará? Anunciem aos líderes da Filístia e aos poderosos do Egito: “Reúnam-se nas colinas ao redor de Samaria e sejam testemunhas do caos e da opressão em Israel”.
“Meu povo esqueceu como fazer o que é certo”, diz o Senhor. “Suas fortalezas estão cheias de bens obtidos por meio de roubo e violência.
Por isso, um inimigo se aproxima. Ele os cercará e acabará com suas defesas, e depois saqueará suas fortalezas.”
“Como o pastor que tenta arrancar uma ovelha da boca do leão e só consegue recuperar duas pernas ou um pedaço da orelha, assim será o destino dos israelitas em Samaria, deitados em camas luxuosas e recostados em sofás com lençóis de Damasco”.
“Ouçam estas palavras e anunciem-nas em todo o Israel”, diz o Senhor Deus dos Exércitos. “No mesmo dia em que eu castigar Israel por seus pecados, destruirei os altares idólatras em Betel. As pontas do altar serão cortadas e cairão no chão. Destruirei as belas casas dos ricos, suas mansões de inverno e suas residências de verão, todos os seus palácios cheios de marfim”, diz o Senhor.

Deus tentou salvar Israel de todas as maneiras possíveis, mas, sempre respeitando o livre arbítrio do povo. Eles escolheram os seus próprios caminhos, e agora receberiam aquilo que semearam. Deus está sempre nos alertando para não incorrermos nos erros de Israel.

2 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE ,OU BOA NOITE
    SEU ALIPIO GOSTEI MUITO DO ESTUDO ,EU ESTAVA ,PROCURANDO INTENDE MELHOR E CONCEGUI COM SEU ESTUDO,QUE DEUS CONTINUI TE ABENSUANDO .

    • Obrigado Wellington! Fico feliz por, de alguma forma ter te ajudado na compreensão da Palavra de Deus. Deus te abençoe e te estimule a, a cada dia, avançar no conhecimento da Palavra de Deus, pois vai fazer muita diferença nos tempos finais, quando os falsos profetas estarão a frente do povo (2 Pedro 2:1-2).

DEIXE UMA RESPOSTA