Suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de prostituição está no coração deles; não reconhecem o Senhor. Oseias 5:4

Em Oseias 5, os juízos de Deus contra os sacerdotes, o povo e os príncipes de Israel, são apresentados, por seus múltiplos pecados, até que se arrependam, o que não aconteceu.

O fracasso dos líderes (V.1-12):
Ouçam isto, sacerdotes, líderes e família real! Esta sentença é contra vocês, pois conduziram o meu povo a uma armadilha em Mispá e no monte Tabor.  Os rebeldes estão envolvidos em matança. Eu os disciplinarei. Conheço Efraim; não pode se esconder de mim, Israel. Você se lançou à prostituição e se corrompeu. Suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de prostituição está no coração deles; não reconhecem o Senhor.
A arrogância de Israel testifica contra eles; Israel e Efraim tropeçam em seu pecado; Judá também tropeça com eles. Quando eles forem buscar o Senhor com todos os seus rebanhos e gado, não O encontrarão; pois ele se afastou deles. Traíram o Senhor; geraram filhos ilegítimos. Agora suas festas de lua nova os devorarão, tanto a eles como as suas plantações.
Toquem a trombeta em Gibeá, e em Ramá. Dêem o grito de guerra em Bete-Áven; esteja na vanguarda, ó Benjamim. Efraim será arrasado no dia do castigo. Entre as tribos de Israel eu proclamo o que acontecerá.
Os líderes de Judá são trapaceiros e ladrões, por isso derramarei minha ira sobre eles como água. Efraim está oprimido, esmagado pelo juízo, porque decidiu ir atrás de ídolos. Destruirei Israel como a traça acaba com a lã, tornarei Judá tão fraca como a madeira podre.
Conversão insincera (v.13-15):
Quando Israel e Judá viram como estavam doentes, Israel se voltou para a Assíria, para se grande rei. Mas ele não foi capaz de curá-lo. Serei como um leão para Efraim, e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei sem que ninguém possa livrá-los. Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa e voltem para mim. Quando vier o sofrimento, eles me buscarão ansiosamente.

Tão longe foi o povo em suas transgressões que julgavam impossível se arrependerem como nação. Quão poderosamente isso indica a força do hábito na experiência humana. As ações externas indicam que eles se tornaram tão corruptos que o “homem interior” não poderia ser alcançado pelo Espírito Santo. Abra o seu coração ao Senhor enquanto há tempo ainda.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA