Então Manoá orou ao Senhor: “Senhor, eu peço que o homem de Deus que enviaste volte e nos dê mais instruções a respeito desse filho que vai nascer. Juízes 13:8

Juízes 13 mostra que a história se repete. Depois da morte de Abdom, juiz de Israel o povo novamente fez o que era mal aos olhos de Deus. O Senhor os entregou nas mãos dos filisteus que os oprimiu por 40 anos (v.1).

Manoá, da tribo de Dã, era casado e sua esposa era estéril. Um Anjo do Senhor (Cristo) apareceu a sua esposa e lhe disse que ficaria grávida e daria a luz um menino. Alguns cuidados ela deveria ter durante a gravidez: não beber vinho nem bebida fermentada, e não comer alimento impuro. Jamais cortar o cabelo do menino, pois ele seria consagrado a Deus como nazireu (separado, dedicado). Ele começaria a libertar Israel dos filisteus (v.2-5).

Ela correu contar ao seu marido os detalhes que o anjo lhe passara. Manoá orou ao Senhor, pois queria mais informações para criar o filho. Deus atendeu a sua oração, e o anjo apareceu a sua esposa e esta correu chamar o marido. O anjo repetiu as orientações, acrescentando que ela não deveria comer uvas passas, e deveria fazer tudo que ele ordenou (v.6-14).

Manoá pediu ao anjo que aguardasse, pois iria preparar um cabrito. O anjo lhe disse que o deveria oferecer em holocausto ao Senhor. Manoá fez conforme o anjo ordenara. Quando as chamas do altar subiram ao céu, o anjo do Senhor subiu nas chamas. Então perceberam que se tratava do Anjo do Senhor, e se curvaram com o rosto no chão. Manoá disse: “Vamos morrer, pois vimos a Deus!” Sua esposa respondeu: “Se o Senhor quisesse nos matar, não teria aceitado o holocausto e a oferta de cereal, nem teria aparecido e nos revelado essas coisas” (v.15-23).

O menino nasceu nos primeiros anos de opressão filisteia e recebeu o nome de Sansão, e foi abençoado enquanto crescia. O Espírito do Senhor começou a agir nele (v.24-25). Podemos aprender que:

  • Deus se preocupa com Seu povo, apesar de se afastarem do Senhor;
  • O Senhor viu em Manoá e sua esposa, um casal digno de criar o libertador para Israel;
  • Eles buscaram orientação para a educação da criança (todos os pais deveriam fazer o mesmo);
  • Deus orientou sobre uma alimentação sadia para que a criança nascesse saudável.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA