Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. – II Crônicas 9:22

Em II Crônicas 9, centenas de anos antes que Salomão subisse ao trono, o SENHOR, antes que Israel tivesse dito que iria querer um rei, antevendo os perigos que cercariam esses reis, deu a Moisés instruções para guia-los.  Interessante que tudo que Deus falou para não fazerem (Deuteronômio 17:16-20) Salomão fez.

Assim começou o caminho da queda de Salomão. Casou com uma princesa egípcia que não partilhava a mesma fé. Depois casou com muitas outras (700 esposas e 300 concubinas). Ambicionava todo o ouro possível, e comprava seus cavalos no Egíto, apesar de Deus estabelecer “Jamais voltem ao Egito”.

A rainha de Sabá veio visitá-lo para checar sobre a sua sabedoria, que se espalhava pelo mundo de então, e ficou maravilhada: “Eis que não me contaram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujas a fama que ouvi” (v.1-12).

Tudo em seu palácio era feito do melhor material, tanto de madeira de sândalo, como o ouro e as pedras preciosas. Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. Todos os reis do mundo procuravam ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração. Dominava Salomão sobre todos os reis desde o Eufrates até a terra dos filisteus e ao limite do Egito (v.13-29).

Quarenta anos reinou Salomão em Jerusalém sobre todo o Israel. Descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai (v.30-31).

Salomão começou seu reinado sendo um influência positiva sobre todos os que o cercavam, mas, aos poucos, foi se distanciando de Deus e tendo outras prioridades em sua vida. Achava que nunca seria influenciado ao se associar com suas muitas mulheres, além de tudo – idólatras.

Confiava cada vez menos na direção de Deus e mais em sua sabedoria. Esqueceu a Fonte de sua prosperidade. A ambição de exceder todas as outras nações em poder e grandeza levou-o para longe de Deus. Sua eficiência moral desapareceu. Sua fina sensibilidade embotou-se, e cauterizo-se sua consciência. Aquele que havia demonstrado tanta sabedoria ao restituir um bebê a sua mãe (I Reis 3:16-28), caiu tão baixo a ponto de adorar ídolos ao qual se ofereciam em sacrifício crianças vivas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA