Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:13, 14

Em um antigo exemplar da Review and Herald, encontrei a seguinte ilustração usada pelo falecido pastor G. B. Thompson. “Sam Jones costumava contar uma história que ilustra bem o pecado da desobediência do sábado: Um homem necessitado encontrou um amigo, a quem solicitou algum dinheiro. Esse amigo tinha apenas sete dólares no bolso. Na bondade de seu coração, ele deu seis dólares ao amigo, explicando que reservava apenas um para si e sua família. O homem que tinha sido generoso prosseguiu seu caminho. A noite chegou, e ele foi dormir. O homem que havia recebido os seis dólares foi à casa de seu benfeitor e, sorrateiramente, roubou-lhe o último dólar.

“‘Esse ladrão representa quem?’, perguntava então o Sr. Jones. ‘Ora, vocês examinam sua correspondência no sábado e fazem outros negócios. Deus tem somente sete dias; e deu a vocês seis para seus negócios e outras atividades seculares, mas vocês têm sorrateiramente roubado boa parte do sétimo.’”

Promover atividades seculares no sábado é apenas uma maneira e certamente a menos comum de quebrar o mandamento do sábado. “Não seguindo os teus caminhos” e “não pretendendo fazer a tua própria vontade” inclui muitos outros meios pelos quais o sábado pode ser transgredido. Vamos mencionar apenas alguns casos: o sábado pode ser quebrado passando-se muito tempo na cama, em viagens desnecessárias, em leituras seculares e em conversação que não esteja em harmonia com as horas sagradas.

Ao olharmos agora para as horas do sábado com nossa família e nossos amigos, tomemos a decisão de, com a graça de Deus, passar a guardar esse dia com o respeito que ele merece.

Thomas A. Davis, 25/3/1967, MM 2021, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA