Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores” E Deus atendeu ao seu pedido. 1 Crônicas 4:10

O livro de Crônicas começa com uma longa lista de genealogias, que se estende até o capítulo 9 e engloba mais de 500 personagens. Depois de 44 nomes estranhos só no capítulo 4, encontramos um pequeno oásis informativo: a vida de Jabez. A biografia dele é uma das mais breves da Bíblia: “Jabez foi o homem mais respeitado de sua família” (1Cr 4:9). Mas é suficiente para revelar seu diferencial.

Nas entrelinhas desse microperfil, ao lado do verso de hoje, podemos imaginar que Jabez foi ousado, corajoso, nobre, religioso, renomado. Talvez um lutador contra o destino. O texto informa que sua mãe escolheu esse nome, que significa “dor” ou “sofrimento”, porque com muitas dores o deu à luz (v. 9). Alguns comentaristas sugerem que ele era filho ilegítimo. Seja como for, Jabez transcendeu o roteiro ori­ginal de sua biografia. Deveria ser um perdedor, mas transformou-se em vencedor.

Sua oração tem o potencial para alterar roteiros e revolucionar vidas. No livro A Oração de Jabez, best-seller internacional, Bruce Wilkinson conta que em um dia chuvoso de primavera, intrigado com o sucesso de Jabez, ele se perguntou o que fizera esse personagem se destacar em relação aos demais. Deveria ser a oração. Imaginando o futuro que Deus teria para alguém comum como ele, orou na manhã seguinte a oração de Jabez palavra por palavra. E no dia seguinte. E no outro. Trinta anos depois, ainda não havia parado. Essa oração, diz Wilkinson, revolucio­nou sua vida e seu ministério. Outras pessoas revelaram que faziam a mesma ora­ção havia anos, com resultados esplêndidos.

Jabez, na verdade, faz cinco pedidos simples e diretos a Deus, dependendo da tradução: (1) abençoa-me de verdade; (2) amplia meu território; (3) que a tua mão esteja comigo; (4) guarda-me do mal; e (5) livra-me de causar dor aos outros. Quer uma oração mais ousada do que essa? Ela parece um tanto egoísta, mas, para um perdedor em potencial, um zero rumo ao nada, está ótima. Jabez acredita na bên­ção divina, confia na mão todo-poderosa de Deus, quer evitar os perigos que o mal representa e deseja não fazer ninguém sofrer. Deus deve ter achado legítima a oração e atendeu o pedido.

Você luta contra um contexto desfavorável, uma perspectiva negativa, um futuro desestimulador? Assim como Jabez, peça para Deus mudar seu destino. Você se surpreenderá ao ver o que Deus pode fazer com, por e para pessoas comuns. Nas mãos de Deus, qualquer anti-herói provável se torna um herói improvável. Marcos De Benedicto, MM 2016, p.39

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA