Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida. – Salmo 54:4

De acordo com o contexto histórico do Salmo 54, trata-se da ocasião em que os zifeus informaram a Saul sobre o esconderijo de Davi ao sul de Hebrom. O Salmo tem duas partes, sendo a primeira uma oração sincera pelo livramento e a segunda, uma expressão de gratidão pelo livramento visto pelo salmista com toda a certeza como um fato consumado.

– Oração pelo livramento (V.1-3):

  • Ó Deus, salva-me pelo teu nome, e faze-me justiça, pelo teu poder. Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca;
  • Pois contra mim se levantam os insolentes, e os violentos procuram tirar-me a vida; não têm Deus diante de si (não agem de acordo com a Palavra de Deus).

– Agradecimento pelo livramento (V.4-7):

  • Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem me sustenta a vida. Ele retribuirá o mal aos meus opressores; por tua fidelidade dá cabo deles;
  • Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque és bom. Pois me livraste de minhas aflições e me ajudaste a vencer meus inimigos.

É interessante notar que, logo após Davi apresentar a sua petição, pela situação que está vivendo, com os exércitos de Saul a cercá-lo, ele já agradece a Deus pelo livramento. Ele sabe que, embora os homens estejam contra ele, Deus está ao seu lado. Como seria bom se todos nós tivéssemos essa mesma convicção, de que Deus ouve as nossas orações e de que vai livrar-nos das tribulações.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA