Da­rei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. – Ezequiel 11:19-20

Em Ezequiel 11, o profeta fala sobre a presunção dos príncipes, seus pecados e os juízos que viriam sobre eles. Ele se queixa, e Deus lhe mostra Seu propósito de salvar um remanescente e punir os ímpios. A glória de Deus deixa a cidade. Ezequiel retorna ao local do cativeiro, após sua visão.

Julgamento dos líderes judeus (1-13): 
Então o Espírito me ergueu e me levou para a porta leste do templo do Senhor, onde vi 25 homens. Entre eles estavam Jazanias (Yahweh ouve), filho de Azur (o que é ajudado), e Pelatias (Yahweh liberta), filho de Benaia (Yahweh edifica), líderes do povo. O Senhor me disse: Filho do homem, estes são os homens que tramam o mal e dão maus conselhos nesta cidade. Eles dizem: “Não acham que é uma boa hora para construir casas? Esta cidade é uma panela de ferro, e nós somos a carne e estamos seguros dentro dela”. Por­tanto, profetize contra eles; profetize em alta voz, filho do homem.
Então o Espírito do Senhor veio sobre mim e mandou-me dizer: “Assim diz o Senhor: ‘É isso que vocês estão dizendo, ó nação de Israel, mas eu sei em que vocês estão pensando.  Vocês mataram muita gente nesta cidade e encheram as suas ruas de cadáveres'”.
Portanto ouçam: “Os corpos que vocês jogaram nas ruas são a carne, e esta cidade é a panela, mas eu os expulsarei dela. Vocês têm medo da espada, e é ela que trarei contra vocês”. Diz o Senhor: “Eu os expulsarei da cidade e os entregarei nas mãos de estrangeiros e os castigarei. Vocês cairão à espada, e eu os julgarei nas fronteiras de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Senhor. Esta cidade não será uma panela para vocês, nem vocês serão carne dentro dela; eu os julgarei nas fronteiras de Israel.
E vocês saberão que eu sou o ­Senhor, pois vocês não agiram segundo os meus decretos nem obedeceram às minhas leis, mas se conformaram aos padrões das nações ao seu redor”. Ora, enquanto eu profetizava, Pelatias, filho de Benaia, morreu. Prostrei-me com o rosto em terra, e clamei em alta voz: “Ah! Soberano Senhor! Destruirás totalmente o remanescente de Israel?”
Esperança no exílio (v.14-21):
Então recebi esta palavra do Senhor: “Fi­lho do homem, seus irmãos, que ainda restam em Jerusalém, falam de você, de seus parentes e de todos que estão no exílio. Dizem: ‘Eles estão longe do Senhor. É a nós que esta terra foi dada, para ser nossa propriedade”.
Portanto diga: Assim diz o Senhor: “Embora eu os tenha espalhado entre as nações, por breve período tenho sido um santuário para eles nas terras para onde fo­ram”. Portanto, diga: “Assim diz o Senhor: Eu os ajuntarei dentre as nações onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel.
Quando regressarem, removerão todas as suas imagens repugnantes e os seus ídolos detestáveis. Da­rei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Mas, àqueles que estão afeiçoados às suas imagens repugnantes e aos seus ídolos detestáveis, farei cair sobre a sua cabeça os seus pecados”. Palavra do Senhor.
A glória do Senhor deixa Jerusalém (v.22-25):
Então os querubins, com as rodas ao lado, estenderam as asas, e a glória do Deus de Israel estava sobre eles. A glória do Senhor se levantou da cidade e parou sobre o monte a leste dela. Então o Espírito de Deus ergueu-me e em visão levou-me de volta a Babilônia. Findou-se então a minha visão, e contei aos exilados tudo o que o Senhor tinha mostrado.

Apenas os que tem o coração renovado pela graça divina podem guardar a lei de Deus. A promessa de poder capacitador através da habitação interior do Espírito Santo era uma característica essencial da eterna aliança de Deus com a humanidade. Mas o povo judeu creu que a salvação seria conseguida por seus próprios esforços, assim estariam livres do fogo, como a carne dentro da panela, enquanto seus irmãos estavam no cativeiro em Babilônia. Deus gostaria que todos fossem salvos, mas Ele não força a nossa vontade. Por isso que poucos serão salvos, pois escolhem andar nos caminhos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA