Vocês me abandonaram e serviram a outros deuses… Vão e clamem aos deuses que vocês escolheram! Que eles os livrem neste momento de angústia! – Juízes 10:13-14

Juízes 10 relata sobre dois juízes que governaram Israel. Tolá, da tribo de Issacar, e que morava nas montanhas de Efraim, julgou Israel por 23 anos após a morte de Abimeleque. Após a sua morte, Jair, de Gileade, julgou Israel por 22 anos. Tinha 30 filhos, e cada um deles montava um jumento e possuía uma cidade (v.1-5).

Após a morte desses juízes, os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos deuses Baal e Astarote, e aos deuses de outras nações. Por terem abandonado o Senhor, Ele permitiu que os filisteus e os amonitas os oprimissem cruelmente. Foram 18 anos de opressão. Então pediram socorro ao Senhor, reconhecendo seus pecados (v.6-10).

Em resposta, o Senhor os lembrou de como os havia libertado em diferentes ocasiões, mas que logo eles se voltavam para outros deuses. “Por isso, não os livrarei mais. Vão e clamem aos deuses que vocês escolheram!” Mas os israelitas suplicaram ao Senhor: “Sim, pecamos! Castiga-nos como te parecer melhor, mas livra-nos hoje de nossos inimigos”. Então se desfizeram dos deuses estrangeiros e serviram ao Senhor. Deus teve compaixão deles por causa de seu sofrimento. E mais uma vez o Senhor levantou um juiz para salvá-los da opressão, mas isso veremos no próximo capítulo (v.11-18).

Deus, em sua misericórdia, ouve as nossas petições e envia-nos socorro, mas antes espera a nossa ação, que nos livremos dos deuses que atrapalham o nosso relacionamento com Ele, e nos voltemos para o Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA