Jesus disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são como elas.” Mateus 19:14

Em Mateus 19, Jesus dá sequência aos seus ensinamentos, e novamente enfrenta as armadilhas dos fariseus. Fala sobre o divórcio e casamento, abençoa as crianças, tem um encontro com um homem rico, mostra as recompensas do discipulado.

Divórcio e casamento (v.1-12):

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, deixou a Galileia e foi para o território da Judeia, além do Jordão. Grandes multidões o seguiram, e ele as curou ali. Alguns fariseus (enviados pelo Sinédrio de Jerusalém com a finalidade de acusá-lo e desacreditá-lo diante do povo) se aproximaram de Jesus e, testando-o, perguntaram: “É lícito ao homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Vocês não leram nas Escrituras que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: “Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24)? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus ajuntou.”

Os fariseus perguntaram: “Então por que Moisés ordenou dar uma carta de divórcio e repudiar a mulher?” Jesus respondeu: “Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio. Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.”

Os discípulos de Jesus disseram: “Se essa é a situação do homem em relação à sua mulher, não convém casar (muitas são as brigas do casal, mas isso não justifica a separação, mas sim, que descubram a necessidade de buscarem, juntos, a Deus).” Jesus, porém, lhes respondeu: “Nem todos são aptos para aceitar este ensinamento, mas apenas aqueles a quem isso é dado (existem situações que é melhor que a pessoa continue solteira). Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que se fizeram eunucos, por causa do Reino dos Céus. Quem é apto para aceitar isto, que aceite (o celibato não é plano de Deus, pois Ele instituiu o casamento e disse que “Não é bom que o homem esteja só”).

Jesus abençoa as crianças (v.13-15):

Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que ele lhes impusesse as mãos e orasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: “Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus.” E, tendo-lhes imposto as mãos, retirou-se dali.

O homem rico (v.16-22):

E eis que alguém, aproximando-se de Jesus, lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para alcançar a vida eterna (conceito farisaico de salvação pelas obras)?” Jesus respondeu: “Por que você me pergunta a respeito do que é bom? Bom só existe um. Mas, se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos.” E ele lhe perguntou: “Quais?” Jesus respondeu: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho; honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo (referência aos 10 mandamentos de Êxodo 20).”

O jovem disse: “Tudo isso tenho observado. O que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me (Cristo dá a entender que o egoismo ainda dominava aquele coração).” Mas o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

As recompensas do discipulado (v.23-30):

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade lhes digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus (não por ser rico, mas pelas suas atitudes para com suas riquezas). E ainda lhes digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha (Jesus está falando de impossibilidades) do que um rico entrar no Reino de Deus. Ouvindo isto, os discípulos ficaram muito admirados e perguntaram: “Sendo assim, quem pode ser salvo?” Jesus, olhando para eles, disse: “Para os seres humanos isto é impossível, mas para Deus tudo é possível (ver o caso de Mateus e Zaqueu que eram ricos, cobradores de impostos, e que trocaram suas posses por seguir a Jesus).”

Então Pedro, tomando a palavra, disse: “Eis que nós deixamos tudo e seguimos o senhor; que será, pois, de nós?” Jesus lhes respondeu: “Em verdade lhes digo que, na regeneração deste mundo, quando o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos serão primeiros.”

As vezes, os ensinamentos de Jesus pareciam ser muito duros, mas Sua intenção sempre foi de que mantivéssemos o foco na salvação, e não nos prazeres que o mundo oferece. Devemos seguir os Seus ensinamentos, e não o que os homens tentam amenizar os ensinamentos da Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA