A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa. Provérbios 19:5

Dois pensamentos destacam-se no texto de hoje. O primeiro é: toda ação tem uma reação. A falsa testemunha recebe o castigo.  O segundo é: o mentiroso não vai longe. Mais tarde ou mais cedo, é descoberto e exposto à vergonha.

Ambas atitudes, o testemunho falso e a mentira têm raízes egoístas. A testemunha falsa vende sua consciência por dinheiro ou algum outro tipo de vantagem. Uma senhora, vítima de atropelamento declarou no leito de morte que o testemunho que tinha dado no tribunal, anos atrás e que destruiu a vida de uma pessoa, tinha sido comprado e queria pedir perdão à vítima. O gerente de uma grande empresa chegou ao topo da instituição usando de mentiras.  Entre elas estava o fato de que nunca tinha acabado o curso de administração. O seu título era falso.

No caso da mulher, o resultado de vender sua consciência teve como conseqüência desespero e angústia na hora da morte. No segundo caso, o resultado final foi à vergonha a que foi exposto quando se descobriu a mentira.

Se os motivos de ambos eram egoístas, se ambos buscavam benefícios e lucro,  por que tiveram um final triste?

O verso de hoje responde essa pergunta. Tudo tem um preço. Todo ato uma conseqüência.  No momento pode parecer que dá lucro, mas o tempo é juiz implacável. A pintura de fora caiu e de repente você se depara com a realidade grotesca.

A verdade é dolorosa.  Mas não fuja dela. Fugir da verdade é fugir da realidade e cair num poço sem fundo. Nessa queda vertiginosa você perde a noção das coisas. Confusão, angústia, tormento diário. Você se incapacita de enxergar as pequenas satisfações que a vida lhe apresenta.  A dor de ser ou não ser o asfixia. Sua personalidade fica distorcida e sua identidade se desfigura. Quem é você? Aquele que as pessoas acham ou aquele que você é. Como pode ter paz?  Como ser feliz  se só existe confusão dentro de você?

Em Jesus as dores acabam. Diante dEle ninguém precisa aparentar. Ele é a Verdade e a Vida. Tendo a Jesus em seu coração, seus pés caminharão na verdade e seus lábios não proferirão mentiras. Pense nisso, porque “a falsa testemunha não fica impune e o que profere mentiras não escapa”. – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA