Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: […] esta casta não se expele senão por meio de oração e jejum. Mateus 17:19-21

O verdadeiro missionário é um instrumento do Espírito Santo na sagrada tarefa de conduzir pecadores do reino de Satanás para o reino de Jesus Cristo (Cl 1:13, 14). Muitos missionários e pregadores habilidosos têm usado talentos impressionantes e os melhores recursos disponíveis, mas falhado mesmo assim. Como explicar isso?

Em 11 de junho de 1883, Ellen White escreveu uma carta a seu filho, Willie, chamando atenção para os desafios evangelísticos que a igreja enfrentava na Califórnia. Com o pano de fundo do grande conflito entre Deus e Satanás em mente, ela destacou que somente por meio da oração incessante esses esforços missionários podiam alcançar verdadeiro êxito. Ela afirmou:

“Dizemos aos obreiros que eles devem realizar o trabalho missionário com espírito de oração e se aproximar das pessoas, e que não devem sentir que, depois de entregar um folheto ou reunir nomes, sua obra está terminada. Satanás e seus anjos os cercam para anular todos os esforços que fizeram. Enquanto caminham pelas ruas, devem orar pedindo graça e que os anjos de Deus os rodeiem. A menos que façam isso, a artimanha dos demônios destruirá os esforços realizados, e a verdade não encontrará acesso aos corações. Assim, toda a cidade seria advertida em vão.”

“Quando toda a igreja da Escócia estava tomando algumas resoluções para fazer concessões à fé, abrindo mão de seus sólidos princípios, um homem [John Knox] se determinou a jamais ceder um jota ou um til. Ele dobrou os joelhos perante Deus e suplicou: ‘Dá-me a Escócia, senão eu morro’. Essa oração insistente foi ouvida. Que a oração intensa e cheia de fé se levante por toda parte! ‘Dá-me as almas hoje enterradas sob os escombros dos erros, senão eu morro! Traze-as para o conhecimento da verdade em Jesus’” (Carta 20, 1883).

Atualmente existe a forte tendência de depender mais de nossas sofisticadas estratégias evangelísticas do que do poder do Espírito Santo. Alguns pregadores carismáticos e pentecostais chegam a tentar manipular a obra do Espírito Santo. Em vez de querer usá-Lo, que tal permitir que Ele nos use? Trabalhando com humildade em atitude de oração, assim como John Knox fez, poderemos gerar resultados imensuráveis e duradouros!          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA