Disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó […]; Eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá. Deuteronômio 34:4

Em 13 de novembro de 2015, Henry Worsley, soldado aposentado do exército britânico, de 55 anos, começou a longa jornada de 1.530 quilômetros atravessando a Antártida até chegar ao Polo Sul. Por mais de dois meses, ele puxou um trenó de 150 quilos, contendo suprimentos de comida, combustível e equipamentos de sobrevivência para 80 dias. Enquanto todos os outros exploradores do Polo viajaram em grupo (inclusive o célebre Sir Ernest Shackleton), Worsley estava muito perto de se tornar a primeira pessoa a fazer toda a jornada sozinha e sem ajuda.

Faltando 48 quilômetros para alcançar seu objetivo, o explorador britânico escreveu: “Os 71 dias sozinho na Antártida, com quase 1.500 quilômetros percorridos e o desgaste gradual de minha resistência física, finalmente cobraram seu preço hoje. E é com tristeza que registro o fim de minha jornada – tão perto do objetivo.” Ele pediu ajuda e foi levado de avião para a Clínica Magallanes, em Punta Arenas, Chile. Pouco tempo depois, uma infecção abdominal (peritonite bacteriana) logo se complicou, transformando-se em falência múltipla de órgãos. Lamentavelmente, Henry Worsley morreu em 24 de janeiro de 2016.

Após 40 anos de peregrinação com os israelitas no deserto, Moisés foi chamado por Deus para o topo do Pisga, de onde pôde ver a terra de Canaã. Por causa da falta de fé que demonstrara anteriormente, o grande líder de Israel morreu sem entrar na terra prometida (Nm 20:12; Dt 34:1-6). No entanto, ele ressuscitou dos mortos para herdar a vida eterna (Jd 9; cf. Mt 17:1-8); apareceu posteriormente com Elias durante a transfiguração de Jesus (Mt 17:1-7); e seu nome está listado na galeria dos heróis da fé (Hb 11:23-29).

Infelizmente, assim como Worsley nunca chegou a seu destino final, muitas pessoas que sonham com o Céu, falam e cantam sobre ele nunca estarão lá. “Quase salvo significa totalmente perdido”, diz o famoso ditado. Hoje podemos agradecer a Deus por ter mais uma oportunidade de renovar nosso compromisso com Ele e andar em Sua presença. O Senhor nos dá outra oportunidade porque Suas misericórdias “renovam-se cada manhã” (Lm 3:22, 23), e Ele não quer que nenhum de nós pereça, mas “que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9). Entretanto, nunca devemos nos esquecer de que somente “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24:13, NVI).                                            – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA