• Introdução – Os primeiros manuscritos deste livro o chamam de “Apocalipse de João”. Manuscritos posteriores lhe atribuíram um título melhor, extraído do primeiro versículo – “Revelação de Jesus Cristo” – porque Cristo é a figura centra do livro. Também é uma revelação feita por Jesus Cristo, falando sobre o próprio Jesus. Apocalipse, no grego, significa “Revelação”, “tirar o véu”.
  • Autor – João recebeu as visões do Apocalipse na ilha de Patmos (Ap.1:9),localizada no mar Egeu, próximo à costa da Ásia Menor, na Turquia moderna. Embora a bíblia não revele quem era esse “João”, a maior parte das fontes históricas antigas o identifica com o João dos evangelhos, irmão de Tiago, filho de Zebedeu e discípulo de Jesus.
  • Data e local de escrita – As fontes históricas revelam que João, líder espiritual das igrejas no oeste da Ásia Menor, estava exilado em Patmos por causa de sua fé em Jesus. Cristo lhe apareceu em visão ali, compartilhando uma mensagem para as igrejas. As cidades em que as igrejas se localizavam formavam um círculo, com um raio de aproximadamente 80 km na Turquia ocidental. Elas são citadas no Apocalipse em sentido horário, começando com Éfeso no sudoeste. A maioria dos eruditos data o Apocalipse em torno de 95 d.C., no final do reinado do imperador Domiciano, quando os cristãos começaram a ser perseguidos.
  • Características importantes – O livro é uma revelação divina (1:1-3), os símbolos foram escolhidos por Deus (1:1). João recebeu o conteúdo por meios de visões (1:1,2,11-19). O Apocalipse é um livro primordialmente simbólico. O vocabulário, em grande parte, não deve ser entendido de maneira literal.
  • Abordagens de interpretação – No decorrer da história cristã, 4 tendências principais têm tentado aplicar as visões do livro:1- Preteristas (com foco no passado) creem que o livro foi escrito para as 7 igrejas; 2 – Futuristas (com foco no futuro) creem que o livro se concentra principalmente na segunda vinda de Cristo; 3 – Idealistas (com foco nas ideias do livro) acreditam que o propósito do livro é prover em símbolos, princípios amplos para a vida cotidiana e a sociedade; 4 – Historicistas (com foco no fluxo da história) creem que o livro fala de todo o percurso da história cristã, desde os dias de João até a segunda vinda. Em (1:1) João sugere que o historicismo é a forma correta de interpretar sua obra ao fazer alusão a Daniel 2:28 e 45. A visão de Daniel usa símbolos a fim de criar uma sequência passo a passo dos grandes acontecimentos da história, desde sua época até o fim do mundo.
  • Mensagem – Os principais temas abordados no Apocalipse incluem: Jesus Cristo (filho do homem, Leão da tribo de Judá, Cordeiro…); Deus (Alfa e o Ômega, Todo-Poderoso, o que se assenta no trono, criador, governante e juiz…); O santuário celestial e a sala do trono; a cruz e o evangelho; a igreja; o fim do mundo. A mensagem deste livro  é que Deus está no controle do futuro. O futuro está nas mãos de Deus, que nos ama e deseja o melhor para nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA