Deus está à nossa frente, como também os seus sacerdotes com as trombetas, para rebate contra vós outros, ó filhos de Israel; não pelejeis contra o SENHOR, Deus de vossos pais, porque não sereis bem sucedidos. – II Crônicas 13:12

Em II Crônicas 13, com a morte de Roboão, seu filho Abias reinou em seu lugar. Em uma das muitas batalhas travadas entre Judá e Israel, Abias foi com 400 mil homens de Judá, para enfrentar Jeroboão com 800 mil guerreiros valentes. Ao invés de se unirem para combater seus inimigos em comum, estavam se matando em constantes batalhas (v.1-3).

Abias em discurso diante de seus adversários, disse: “Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel”. “Não vos convém saber que o SENHOR, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e a seus filhos?” Afirmou que o exército de Jeroboão era composto de “gente vadia, homens malignos”, e seus deuses eram bezerros de ouro. Expulsaram os sacerdotes do Senhor, e os levitas e nomearam seus próprios sacerdotes. Desqualificou o inimigo, para mostrar de que lado o Deus verdadeiro estava. Também disse: “o SENHOR é o nosso Deus e os nossos sacerdotes são levitas, designados por Deus…  nós guardamos os preceitos do SENHOR, porém vós o deixaste… Deus está conosco a nossa frente… não pelejeis contra o SENHOR, Deus de vossos pais, porque não sereis bem sucedidos” (v.4-12).

Jeroboão rejeitou o alerta de Abias, e preparou uma emboscada, mandando parte de seu exército por trás do exercito de Judá. Mas Judá, ao perceber que a batalha estava por ambos os lados, clamou ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas e o SENHOR entregou o exército de Israel em suas mãos. Foram mortos mais de 500 mil soldados de Israel (v.13-22).

A vitória veio de Deus e não de homens. O exército de Judá foi um instrumento nas mãos do SENHOR para executar sua vontade.  Jeroboão não acatou a advertência de Abias, e resistiu ao SENHOR, como fez durante todo o seu reinado, e a derrota foi desastrosa para as forças de Israel. Precisamos estar alertas aos avisos que Deus nos dá, e as oportunidades de arrependimento e entrega ao SENHOR.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA