Raça de víboras, quem os convenceu a fugir da ira que está por vir? – Mateus 3:7

Em Mateus 3, João Batista inicia o seu ministério no deserto da Judeia, vivendo de uma maneira bem simples (vestes e alimento), denuncia os lideres fariseus pela hipocrisia dos mesmos, e batiza Jesus no rio Jordão.

João Batista prepara o caminho (v.1-12):

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia.
Ele dizia: “Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus”.
Pois é a João que se refere o que foi dito por meio do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas (Isaías 40:3).”

João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro. O seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. Então os moradores de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região em volta do Jordão iam até onde ele estava. E, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.

Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem deu a entender que vocês podem fugir da ira que está por vir? Produzam fruto digno de arrependimento!
E não pensem que podem dizer uns aos outros: “Temos por pai Abraão”, porque eu afirmo a vocês que Deus pode fazer com que destas pedras surjam filhos a Abraão. E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.

Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Ele tem a pá em suas mãos, limpará a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.

O batismo de Jesus (v.13-17):

Por esse tempo, Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de que João o batizasse. João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim?” Mas Jesus respondeu: “Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça”. Então ele concordou. Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

João era 6 meses mais velho do que Jesus, e apesar de serem primos, só foram se encontrar agora, no batismo de Jesus. Ele deve ter iniciado o seu ministério 6 meses antes de Jesus iniciar o seu. João pregava a necessidade de arrependimento pois o reino dos céus estava próximo. Ele preparou o caminho para Cristo, e o batizou, apesar de achar que ele é que deveria ser batizado por Jesus. Ousado em suas palavras, não se deixava intimidar pelos líderes judeus da época, inclusive chamando-os de raça de víboras.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA