A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. 2 Coríntios 7:9
Em algum momento, todos nós lamentamos o fato de termos seguido caminhos errados na vida. Na célebre música “My Way”, Frank Sinatra imortalizou as palavras: “Arrependimentos, eu tive alguns. Mas aí, novamente, pouquíssimos para mencionar. Eu fiz o que devia ter feito.” A maioria das pessoas talvez tenha mais do que apenas alguns arrependimentos. Eles podem ser grandes o suficiente para se desejar uma volta no tempo e, se fosse possível, fazer as coisas de outro jeito.
Se você estivesse chegando ao fim da vida e fosse fazer um balanço de seus acertos e erros, que arrependimentos você teria? Talvez o fato de não escovar os dentes quando era novo, ou gastar tempo demais na internet, ou experimentar substâncias ilícitas, ou o fim precipitado de um namoro, ou o casamento com a pessoa errada, ou o ato que machucou o coração da pessoa amada, ou a escolha do curso errado na faculdade, ou o pedido para sair do emprego, ou a falta de coragem para mudar de país, ou uma decisão equivocada num momento de depressão…
Sim, todos temos arrependimentos, e é melhor assim. Bronnie Ware, uma enfermeira australiana que acompanhou muitas pessoas em seus últimos dias de vida, escreveu um livro com os cinco arrependimentos mais comuns das pessoas antes de morrer. O livro recebeu críticas, mas tem toques de sabedoria. Aqui estão os cinco arrependimentos mais frequentes, segundo a autora:
1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse. No fim da vida, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados.
2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto. Os homens, em especial, se arrependem de passar tanto tempo no ambiente de trabalho.
3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos. Em geral, as pessoas suprimem seus sentimentos para ficar em paz com os outros e se acomodam a uma existência medíocre.
4. Eu gostaria de ter ficado em contato com meus amigos. Muitos ficam tão envolvidos em sua rotina que deixam amizades de ouro se perderem ao longo dos anos.
5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz. Muita gente só percebe no fim da vida que a felicidade é uma escolha.
Você tem arrependimentos? Arrepender-se é parte da condição humana e é uma resposta ao convite divino. No entanto, você pode tentar fazer as coisas certas enquanto é tempo, para não precisar ter grandes arrependimentos no fim da vida.