Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

O relato da criação em Gênesis descreve que o jardim do Éden, criado por Deus para Adão e Eva, tinha muitas árvores “agradáveis à vista e boas para alimento” (Gn 2:9). A Bíblia não menciona o número de espécies que havia naquele jardim original. Contudo, mesmo com a presença degeneradora do pecado (Gn 3:17, 18), o mundo ainda conta com muitas florestas e uma imensa variedade de árvores.

Em 23 de março de 2017, o Journal of Sustainable Forestry (Periódico de Silvicultura Sustentável) publicou um importante artigo on-line, dando destaque à “primeira base de dados global completa de espécies de árvores e sua distribuição por países”. O estudo revelou a existência de 60.065 espécies conhecidas no mundo. Os países com mais exemplares foram o Brasil (8.715), a Colômbia (5.776) e a Indonésia (5.142).

Nos parques nacionais Sequoia e Redwood, na Califórnia, é possível ver, respectivamente, a mais larga e a mais alta árvore do mundo. A árvore mais larga é a sequoia General Sherman, com 84 metros de altura e 31 metros de circunferência. A árvore mais alta é a sequoia canadense Hyperion, que chega a 115,7 metros.

Uma das árvores frutíferas mais impressionantes que existem é o Maior Cajueiro do Mundo, que fica próximo à cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Essa árvore surpreendente tem o tamanho equivalente a 70 cajueiros normais e produz cerca de 60 mil frutos por ano. Sustentada por um tronco central, seus muitos galhos tocam o solo e produzem novas raízes.

A castanheira-do-pará está entre as árvores mais altas da floresta equatorial do Amazonas. Seu fruto extraordinário tem uma casca dura amadeirada, que contém de 8 a 24 sementes triangulares (as “castanhas-do-pará”). Elas também são cobertas por uma casca de madeira e se agrupam dentro da casca maior como os gomos de uma laranja.

Esses e muitos outros produtos da terra servem para nos nutrir neste mundo. Porém, muito mais deliciosos e nutritivos serão os frutos da árvore da vida. Ela produzirá “doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês” (Ap 22:2). Pela graça de Deus, você e eu precisamos estar entre os remidos a quem Cristo concederá vida eterna e acesso à árvore da vida. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA