AS PALAVRAS CERTAS – MM 2019

0
250

Pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado. Mateus 12:37

Com muita sabedoria, alguém escreveu que “o hábito de falar com Deus muda o jeito de falar com as pessoas”. Que tremenda verdade! A qualidade de
nossa religião se revela por meio de nossas atitudes. Quanto mais perto
de Deus estivermos, mais nossas palavras, opiniões, comportamentos e relacionamentos refletirão isso. Até o testemunho pessoal terá outro efeito. Como disse Dwight Moody, “de 100 homens, um lerá a Bíblia; 99 lerão o próprio cristão”.

Sem dúvida, podemos defender nossas posições, especialmente quando são bíblicas e verdadeiras. A questão é como fazê-lo. Devemos lembrar que defender um ponto de vista com classe faz parte da espiritualidade cristã. Em liderança, é comum dizer que o problema nem sempre é o problema, mas como se trata o problema.

Há algum tempo, em uma de nossas igrejas, alguém se excedeu em sua participação. Uma pessoa que assistia ao programa filmou com o celular e postou em uma rede social. Foi o suficiente para que milhares de pessoas curtissem, compartilhassem e fizessem duros comentários.

Não quero discutir o mérito dessa situação, mas a reação das pessoas. As palavras agressivas e de baixo nível me deixaram preocupado e até envergonhado. Qual foi a impressão daqueles que não são membros de nossa igreja ao ler aqueles comentários? Reconheceram que somos um povo transformado pela graça? Alguns comentários usaram palavras tão duras que foram piores do que o problema em si.

Escondidos pelo anonimato da internet, atrás da tela de um computador, sem o contato pessoal, alguns expõem o pior de si. Dão lugar ao acusador, e, ao agirem assim, não permitem que o Consolador os use. Eles se esquecem de que, por suas palavras, serão justificados ou condenados (Mt 12:37).

Por que não usar palavras equilibradas, dar conselhos sábios e orar pelas situações e pelos envolvidos? Afinal, como observou um conhecido líder cristão, “as pessoas podem recusar nosso amor ou rejeitar nossas palavras, mas não têm defesas contra nossas orações”.

Em toda situação, vamos usar as palavras certas. Aquelas que o sábio chama de “maçãs de ouro em salvas de prata” (Pv 25:11). Palavras positivas, mesmo em situações negativas. Palavras que edificam, curam, motivam e levantam.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA